30/11/2011

Biblioteca Escolar e a comunidade

A atividade “Biblioteca Escolar: parceria da comunidade” visa essencialmente reforçar a ideia de que é muito importante, hoje em dia, juntar os idosos e as crianças nestas iniciativas, porque os idosos estão a ficar esquecidos e é preciso que as crianças e jovens valorizem as pessoas idosas, os seus conhecimentos e a sua idade.

Assim, no âmbito deste projecto, decorreu no dia 28 de Novembro de 2011, mais um encontro de idosos nas bibliotecas escolares da escola básica e secundária de Rio Caldo e na escola básica e secundária Padre Martins Capela.

No caso da biblioteca escolar Ramalho Ortigão, esta experiência não foi uma novidade, uma vez que este projecto já está a ser implementado desde 2009, no caso da biblioteca da escola Padre Martins Capela, esta iniciativa foi uma novidade.

Esta atividade teve como público-alvo os utentes dos lares de idosos das freguesias de Vilar da Veiga, Rio Caldo e Valdosende, Lar da Cruz Vermelha (Moimenta), Chorense, Cibões e Covide, do concelho de Terras de Bouro, os quais estiveram acompanhados por funcionários e assistentes sociais das respetivas instituições.

Embora tenha sido uma atividade que ocorreu em simultâneo nas duas bibliotecas, as atividades foram diferentes. Na biblioteca Ramalho Ortigão estiveram presentes cerca de quarenta idosos, os quais foram presenteados com a apresentação de uma peça de teatro “O cliente tem sempre razão” apresentada pelas alunas da turma do 9º B, momentos musicais durante os quais os idosos tiveram a oportunidade de darem o seu “pezinho de dança” e maravilhar-nos com algumas canções tradicionais portuguesas, também assistiram a uma curta-metragem do filme “O Pátio das cantigas” o qual lhes fez recordar um dos muitos bons momentos da sua juventude. Na biblioteca escolar da escola Padre Martins Capela estiveram presentes 18 idosos, estes tiveram a oportunidade de visitarem o espaço da biblioteca, a experimentarem as várias zonas funcionais e assistiram a uma peça de teatro “O Zé das Moscas”, desenvolvida pelos alunos do 4º ano, turma H, do Centro Escolar.

No final, realizou-se um lanche convívio com vários bolos, sumos e chá, e receberam a oferta de uma pequena flor, organizado pela equipa da BEs.

É de salientar que os idosos mostraram-se muito alegres, participativos, mais desinibidos e com muita vontade de voltarem à escola para novos encontros intergeracionais.

 Neste encontro intergeracional os idosos transmitiram palavras sábias, que apesar de antigas muito se adequam ao tempo presente e são sempre uma mais-valia para os nossos jovens alunos enfrentarem as circunstâncias da vida com valores que muitas vezes são esquecidos.

Foi da opinião de todos os intervenientes que esta iniciativa veio ampliar a participação dos idosos na comunidade escolar e que foi fundamental, tanto para os alunos como para os idosos. Numa altura em que os mais velhos são desvalorizados pelos mais novos, haver este contato de maior diferença de idades, serviu para cultivar valores que se têm vindo a perder de amor ao próximo. É bom para os idosos estarem ativos e mostrarem que conseguem viver, que conseguem relacionar-se”.


 
Escola Básica e Secundária de Rio caldo



 
Escola Básica e Secundária Padre Martins Capela