08/05/2012

Concurso Nacional de Leitura - 2ª Fase

Três alunas do terceiro ciclo, da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro, participaram na Segunda Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura

No âmbito do PNL (Plano Nacional de Leitura), no dia 23 de Abril, dia Mundial do Livro, três alunas da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro, Maria Carlos Dias, Maria Inês de Sousa e Tânia Gomes, participaram na segunda fase, a nível distrital, do Concurso Nacional de Leitura, que se realizou na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e no Teatro Circo, em Braga.

Tendo em conta a necessidade de promoção da leitura nas escolas, a Comissão Organizadora do Plano Nacional de Leitura – em articulação com a RTP, com a DGLB (Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas) e com a Rede das Bibliotecas Escolares – promoveu, no ano letivo de 2011 / 2012, a 6ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), aos quais o Município de Braga e a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva se associaram na qualidade de responsáveis pelas Provas do Distrito de Braga. Com o objetivo de estimular a prática da leitura como forma de conhecimento e de lazer entre os alunos do 3ºCiclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, o concurso pretende motivar os adolescentes para a leitura de obras literárias e estimular o convívio entre leitores.

No dia da realização das provas, num ambiente de alguma animação e muito nervosismo, a professora Bibliotecária, Manuela Cracel, e a professora Albertina Sousa acompanharam as alunas participantes, que estão de parabéns pelo empenho e entusiasmo demonstrados na forma como representaram a Escola. Num leque de 300 alunos, aproximadamente, uma das alunas (Maria Inês Sousa) integrou o grupo dos cinco finalistas. 

No regresso a Terras de Bouro, a satisfação de todos mostrava claramente que foram alcançados todos os objetivos deste concurso.

Resta agradecer à Direção da Escola e ao Município de Terras de Bouro todo o apoio prestado para que o concurso se realizasse.  
A Prof.ª: Albertina Sousa