29/05/2014

Bullying


    Durante o 3º período escolar foram realizadas sessões de sensibilização sobre o Bullying no âmbito do plano de serviços de Psicologia e Orientação Vocacional (SPO), CPCJ e com a colaboração do estagiário do 2º ano da licenciatura em Serviço Social.


   











   Estas sessões foram direcionadas para alunos do 2º e 3º ciclo e tinham como objectivo alertar estes jovens sobre o grande problema que é o Bullying. 
    Sendo o Bullying uma prática violenta e que é cada vez mais utilizada em escolas, achamos pertinente usar estas sessões para os alunos a perceberem e procurarem mecanismos para a contornar, ou seja, formas de pedir ajuda e a quem recorrer. Nestas sessões os alunos entendiam os diferentes tipos de Bullying, as consequências ( em casos extremos, o suicídio ), o perfil da vítima e agressor e outras formas de auxílio. 




    Ao longo das sessões fomos percebendo as diferentes opiniões dos alunos e assim perceber as dinâmicas de cada um perante diversas situações. É necessário falar da turma 7º A que são um exemplo, ou seja, são um turma que aceitam os colegas apesar das diferenças, em que os alunos se ajudam mutuamente apesar da sua diversidade.
    Em relação à turma 7º B, foi uma turma que ficou muito sensibilizada com as questões do Bullying e que aceitaram o desafio "Eu digo NÃO à violência".




    A comunidade escolar ficou sensibilizada com estas sessões e aderiu à utilização da pulseira contra a violência. Tanto os alunos como a organização entendeu que estas sessões foram uma mais valia para que práticas como o Bullying não aconteçam nas escolas, ou melhor em lado nenhum. 
     É necessário estar atento e tentar por fim ao Bullying.
    A equipa organizadora agradece a todos os envolvidos a sua disponibilidade e atenção.

Ricardo Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário