13/06/2019

SESSÕES DE LEITURA / HORA DO CONTO

     Neste mês de junho, a equipa das Bibliotecas Escolares, quis proporcionar aos alunos do 5º ano mais um momento no qual os livros e a leitura são “reis e senhores”.
     A história apresentada foi “História do gato do rabo comprido” do livro “Histórias e contos tontos” de Maria do Céu Nogueira.
     No final os alunos fizeram uma sopa de letras sobre a história!

HORA DO CONTO

 “O JARDIM CURIOSO” DE PETER BROWN e “RIQUET DO PENACHO” DE CHARLES PERRAULT

     A equipa das Bibliotecas Escolares do agrupamento, nos dias 11 e 12 de junho, dinamizou sessões de leitura/ hora do conto para os alunos do 3º e 4º ano da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro e para os alunos do primeiro ciclo da Escola Básica do Gerês e Escola Básica nº1 de Rio Caldo. Nas sessões de leitura destinadas aos alunos do 1º e 2º anos de escolaridade foi explorada a obra “O Jardim Curioso”, livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura. No final das sessões os alunos tiveram o desafio de resolver uma “sopa de letras” para descoberta de dezasseis palavras relacionadas com a história.
     Aos alunos do 3º e 4º anos de escolaridade foi apresentado um dos contos de Perrault – “Riquet do Penacho”, traduzido por Maria Alberta Menéres. Este conto mostra-nos que “quem ama o feio bonito lhe parece”. Após a apresentação e exploração oral do conto, os alunos em trabalho de pares, resolveram umas palavras cruzadas sobre o conto e identificaram as diferenças entre duas imagens alusivas ao conto.
     Aceitas também o desafio? Encontra as sete diferenças!


https://drive.google.com/open?id=10JK1WAkCpmoYZHCtpVSrUeivPpV2LqfW





APRENDER COM A BIBLIOTECA ESCOLAR: “PROTEGER O QUE É NOSSO”

     No âmbito do Aprender com a BE, os alunos do 8º ano participaram na atividade, que foi dinamizada em articulação com as professoras de Ciências Naturais. Nas aulas de Ciências Naturais foi lecionado o tema “Sustentabilidade na Terra” e posteriormente os alunos, na Biblioteca Escolar, participaram numa sessão, na qual foi explicado o Publisher e as suas potencialidades. De seguida, os alunos tendo por base um guião de pesquisa orientada, fornecido pela Biblioteca Escolar, realizaram a pesquisa e seleção de informação sobre o Parque Nacional da Peneda Gerês, o lobo ibérico e medidas de preservação do ambiente e do Planeta Terra. Com a informação selecionada, os alunos em trabalho de pares, construíram folhetos no Publisher.