ATIVIDADES LÚDICO-EDUCATIVAS

ATIVIDADES LÚDICO-EDUCATIVAS
ATIVIDADE 7
      Aqui vai mais um desafio.
      Desta vez, o ponto de partida é o livro "O regresso", de Natalia Chernysheva, um livro sem palavras que nos diz tanto! Podes visualizar algumas das suas páginas, ao clicares no vídeo abaixo.
      A tua escola fechou… Mas, um dia, voltará a abrir para te acolher com a surpresa de pormenores que te atingem pela primeira vez.
      Termina a frase “Quando regressar (à escola), …” e envia-nos as tuas emoções e os teus pensamentos acerca de como será esse regresso!
     Quando eu (Teresa Silva) regressar à escola vou brindar todos os alunos e comunidade educativa com um sorriso de alegria! Alegria por estar novamente junto de todos aqueles com quem trabalho, como docente e como professora bibliotecária. Vai ser tão bom ouvir novamente o toque da campainha, a correria e o rebuliço nos corredores e o “Bom dia” de todos aqueles com quem me cruzo e que visitam a Biblioteca Escolar.
     Coloca a tua resposta, até ao próximo dia 25 de junho, nos comentários a esta postagem ou envia-a para o seguinte e-mail: biblioteca@aetb.edu.pt
     No final, será elaborado um ebook com todas as respostas e a tua também lá vai estar!
     Conto com a tua participação!



ATIVIDADE 6
Eu acredito!
David Machado é o autor do livro “Eu acredito”.
No livro, a personagem apresenta as coisas fantásticas em que acredita.
Podes assistir, clicando no link abaixo, ”, à leitura feita pelo próprio autor (dura apenas 2 min).
De certeza que tu também acreditas em coisas fantásticas…
Eu acredito! E sabes em quê? Acredito que com um livro consigo realizar viagens extraordinárias e sem sair do lugar onde estou!
E tu? Qual é a coisa fantástica em que acreditas?
Coloca a tua resposta, até ao próximo dia 5 de junho, nos comentários a esta postagem ou envia-a para o seguinte e-mail:  biblioteca@aetb.edu.pt

No final, será elaborado um ebook com todas as respostas e a tua também lá vai estar!

A equipa das BE conta com a tua participação!


ATIVIDADE 5
A morte do jovem rei de Portugal D. Sebastião na Batalha de Alcácer-Quibir originou uma crise de sucessão, já que D. Sebastião não tinha deixado descendência devido à sua tenra idade.
Descobre na seguinte “sopa de letras” os nomes dos candidatos ao trono português em 1580.


ATIVIDADE 4

Muitas vezes são frequentes erros na utilização da língua portuguesa.

                    Descobre os erros ortográficos presentes nas duas imagens!




ATIVIDADE 3

Uma “sopa de letras” sobre países e nacionalidades.

Diverte-te e treina o teu inglês!

ATIVIDADE 2


     Para assinalar a data da Revolução de 25 de Abril, também conhecida como Revolução dos Cravos ou Revolução de Abril, apresentamos umas Palavras Cruzadas e uma Sopa de Letras.

     Diverte-te e aprende um pouco mais sobre o 25 de abril!

25 de abril de 1974: palavras cruzadas

HORIZONTAIS: 1- (...) Caetano, chefe do Governo que, no dia 25 de Abril de 1974, refugiou-se no quartel da GNR, no Carmo, mas rendeu-se com medo de que o poder “caísse na rua”. 15- (...), Vila Morena, uma das canções que simbolizam o 25 de Abril de 1974, interpretada por José Afonso. Ouve a canção no YouTube
31- Salgueiro (...), jovem capitão de Cavalaria que dirigiu as tropas revolucionárias de Santarém até Lisboa, foi uma das figuras-chaves da revolução de 25 de Abril de 1974. 40- (...) Saraiva de Carvalho, major que coordenou as tropas no 25 de Abril de 1974. 

VERTICAIS: 7- António de (...), oficial da arma de Cavalaria que acumulou funções de presidente da Junta e de presidente da República após o 25 de Abril de 1974 mas apenas durante alguns meses. 18- E Depois do (...), uma das canções que simbolizam o 25 de Abril de 1974, interpretada por Paulo de Carvalho. Ouve a canção no YouTube 22- Flores que simbolizam o 25 de Abril de 1974. 33- (...), sigla de Movimento das Forças Armadas, que em 25 de Abril de 1974 derrubou a ditadura.






ATIVIDADE 1
(dirigida a todas as crianças/alunos do nosso agrupamento - do pré-escolar ao 12º ano)


* Visiona o seguinte filme de animação “A ponte”, de Ting Chian Tey e disponível em   https://www.youtube.com/watch?v=9vvV3O3Oqm0&


* Escreve um texto em verso (lengalenga, quadra, poema…) que transmita a mensagem da história apresentada. Podes pedir a colaboração da tua família;

* Envia o teu texto para o email da biblioteca escolar (biblioteca@aetb.edu.pt) até ao próximo dia 27 de abril;

Todos os textos enviados serão publicados num livro digital a publicar aqui no blogue das bibliotecas.
Haverá prémios para os melhores textos!




DESAFIOS


     Deixamos aqui um conjunto de desafios para treinares a tua atenção.
     Diverte-te!







 Olá caríssimos alunos!

Hoje partilhamos convosco uma atividade para fazerem com a vossa família! Uma vez que estamos a viver um momento único nas nossas vidas, esta é uma sugestão para deixarmos a família a mexer!
Estão preparados? Vamos começar ! 3,2,1,0....
 Soletrem o vosso nome e façam os exercícios propostos. Deverão adaptar as sugestões consoante a idade da criança/jovem. Agora, experimentem com o nome de outra pessoa da família ou com o nome de alguém que gostam muito.
 Força e divirtam-se!



Sem comentários:

Publicar um comentário