Leituras

"Asas sobre a Cidade" conto de natal - Sinopse

   Um enternecedor conto de Natal, num álbum de luxo com texto de Rosa Lobato de Faria e ilustrações de Rita Antunes.

   Num tom límpido e poético, bem ao jeito da Autora, este conto fala-nos de três Anjos-da-Guarda que, esvoaçando pela cidade, tentam encontrar o presente ideal para cada um dos seus protegidos. Conseguirão?

   O texto é magnificamente complementado pelas ilustrações de Rita Antunes que, com este segundo trabalho em conjunto com Rosa Lobato de Faria, confirma sem margem para dúvidas o aparecimento de uma poderosa dupla que terá seguramente ainda muito para dar.

   Nas palavras da Autora, "este livro não é só para crianças. É para todos aqueles poetas que nascem dentro de nós na época do Natal." E, continua Rosa Lobato de Faria, dirigindo-se aos leitores: "Tal como os anjos desta história, saiba escolher os seus presentes. Suspeito que, se começar por este livro, não se vai arrepender!"


"Páginas de livros infantis rejeitadas" - Sinopse

   E se os grandes contos infantis e as lendas da nossa vida tivessem QUASE seguido outros caminhos, em páginas de livros que o bom senso (ou o conservadorismo) pôs de parte?
O que aconteceria se o Capuchinho Vermelho não tivesse cuidado com o programa da máquina de lavar? Se a Rapunzel teimasse em alisar os seus longos cabelos? Se a Fada dos Dentes se esquecesse do parquímetro? E se o Lobo Mau tivesse batido à porta dos porquinhos errados?

   Nuno Markl, criador d'O Homem que Mordeu o Cão, e a ilustradora Marisa Silva reinventam momentos de histórias clássicas. Fábulas e lendas que não aconteceram assim...mas poderiam ter acontecido.

"Histórias daqui e dali" - Sinopse


«Tá, diz-se em uruguaio quando se procura afirmar com ênfase, e Tá respondeu Mario Benedetti quando a decência perguntou se havia que arriscar pelos pobres, pelos fracos, pelos condenados da terra, pelos que não tinham direito à alegria, pelos que sonhavam com uma existência justa, por uma palavra ‘amanhã’ plena de sentido.»
Esta frase, que dá início a uma das histórias que Luis Sepúlveda recolhe neste livro, resume perfeitamente tanto o espírito que guia a vida do autor chileno, como as suas palavras. Palavras seguras, potentes mas sussurrantes, que sempre nos interrogam sobre o estado do mundo e das suas gentes. Foi essa interrogação constante que consagrou Luis Sepúlveda como um dos mais originais escritores de língua castelhana.
Nestas 25 histórias somos transladados para diversos cenários, distintas situações, países daqui e dali.
Um território bem conhecido dos leitores de Luis Sepúlveda que, neste livro, se reencontrarão com algumas das melhores passagens da sua extensa obra literária.


"Uma ideia de felicidade" - Sinopse

Mais ou menos meio segundo. É o tempo que um motor de busca demora a devolver-nos uma resposta – cerca de cento e trinta mil ocorrências (em português) ao pesquisarmos «uma ideia de felicidade». E, no entanto, a busca da felicidade não é, de todo, imediata. Alcançá-la é uma tarefa morosa, pausada, lenta. Quase tão lenta como a marcha de um caracol…
Carlo Petrini, o fundador do movimento Slow Food, parte dessa mesma ideia para propor a Luis Sepúlveda, autor do livro História de um Caracol que Descobriu a Importância da Lentidão, uma conversa tranquila onde se interligam memórias, experiências e reflexões sobre o que é a felicidade e como conquistá-la.

De um extremo ao outro da Terra, por entre histórias de grandes líderes e de heróis do quotidiano – e, posteriormente, como guias das suas próprias ideias-base para uma vida feliz – Petrini e Sepúlveda orientam-nos numa busca pelo direito ao prazer que é hoje o mais revolucionário, democrático e necessário dos objetivos do Homem.



"A Menina e o Cisne" - Sinopse

   Uma menina aventureira, um cisne, muitas fadas e um monstro… o que é que dá? Uma história encantadora!
   As fadas andam desesperadas com o desaparecimento de Camila. Mal sabem elas que a bela e curiosa menina partiu nas costas do Cisne rumo à Terra da Primavera! E que o malvado Bruxo Malacueco anda por perto…
EXCERTOS
«A Camila não era a menina mais obediente do mundo. Estava proibida de se aproximar do lago que havia no fim do jardim porque podia ser perigoso. Mas, naquele dia tão lindo, ela não resistiu. Era como se alguma coisa a chamasse.»
«Entretanto, ao mesmo tempo que a Camila visitava a Primavera, a Fada Borboleta, a Fada Orquídea e a Fada Organza chegaram à conclusão de que a Camila tinha desaparecido mesmo, e nem elas, com os seus poderes de fadas, conseguiam encontrá-la».


"A que sabe a lua?" - sinopse

     Plano Nacional de Leitura
   Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

   Há já muito tempo que os animais desejavam averiguar a que sabia a Lua. Seria doce ou salgada?
   Só queriam provar um pedacito. À noite, olhavam ansiosos para o céu. Esticavam-se e estendiam os pescoços, as pernas e os braços, tentando alcançá-la...
     Quem não sonhou alguma vez em dar uma trincadela na Lua? Foi precisamente este o desejo dos animais desta história. Só queriam provar um pedacinho mas, por mais que se esticassem, não eram capazes de lhe tocar. Então, a tartaruga teve uma ideia genial: "Talvez entre todos consigamos alcançá-la".



"História cronológica do meu portugal" - Sinopse
   Este livro aborda, de forma concisa, os principais momentos da História de Portugal, ordenados cronologicamente. Relatados com todo o rigor histórico, mas também com um toque de humor, os factos históricos resultam apelativos e motivantes.
   Acrescem, ainda, várias curiosidades e ilustrações divertidas, que potenciam a aprendizagem. Além de se confirmar como um excelente instrumento de estudo da História de Portugal, serve de guia a todos os “curiosos” que pretendam analisar o nosso passado e a nossa História para melhor compreenderem o presente.
   Inclui ainda árvores genealógicas das várias dinastias, páginas com os Reis e Presidentes de Portugal, tabela cronológica e glossário.


"Todas as fábulas" - sinopse
   Reunidas pela primeira vez num só volume, as quatro grandes histórias infantis de Luis Sepúlveda. Abordando temas universais como a amizade, a diferença, o amor e o respeito pela natureza, são histórias que divertem e comovem miúdos e graúdos, porque esta é a magia do grande escritor chileno.


"perto de Casa" - Sinopse 

   Como pode uma criança desaparecer sem deixar rasto? A noite passada, Daisy Mason de oito anos, desapareceu enquanto decorria uma festa de família. Ninguém viu, ouviu ou percebeu o que quer que fosse, ou pelo menos, é o que todos dizem. O Inspetor Adam Fowley está a tentar manter o espírito aberto, mas ele sabe que nove em dez vezes, o responsável é alguém que a vítima conhece muito bem.Alguém está a mentir. E o tempo está a esgotar-se.

"histórias para adormecer para raparigas rebeldes"- Sinopse

   Com estas Histórias de adormecer para raparigas rebeldes, as raparigas mais apaixonadas, independentes e decididas poderão adormecer embaladas pelas histórias de vida inspiradoras de 100 mulheres que mudaram o mundo. Com a sua inteligência e determinação, estas mulheres extraordinárias ficaram na história da Humanidade por terem tido a audácia de sonharem com um mundo onde o género não define fronteiras e onde ser mulher é ter uma voz e a força necessária para a erguer.


   Do talento de Frida Kahlo à liderança de Cleópatra, passando pelo activismo de Malala e pelo génio visionário de Ada Lovelace, estas são as vidas que entusiasmam raparigas no mundo inteiro e nos reforçam a esperança num mundo mais justo, igualitário e belo.


"Alto! O burro deu um salto" - sinopse

   Plano Nacional de Leitura
   Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.


   Um burro vai em busca do significado do provérbio: «a pensar, morreu um burro.» Durante a procura, o burro encontra outros animais que, não sabendo a resposta à questão do burro, acabam por o baralhar ainda mais com ditados sobre si próprios. 


É um livro curioso, didático e repleto de tradição oral adaptada a crianças.
"500 Perguntas e respostas sobre os animais" - Sinopse

Sabias que a pelagem do urso-polar não é branca?

E que o mamífero mais dorminhoco é o coala?

Estas e muito mais coisas irão surpreender-te neste divertido livro.

Abre-o e espanta-te.


"A casa na floresta" - Sinopse

Um estranho encontro,

Um presente inesperado,

Um segredo perverso…
     Numa noite gelada, ao regressar a casa, Neve Carey é abordada por uma mulher estranha e perturbada, na ponte sobre o rio Tamisa, que lhe entrega um envelope, lançando-se de seguida para as águas do rio.


     Duas semanas mais tarde, numa altura em que a sua vida está cada vez mais caótica, Neve descobre que a mulher que se suicidou à sua frente lhe deixou de herança uma casa na Cornualha, o que parece ser a solução perfeita para os seus problemas.



     Neve decide então mudar-se sozinha para a casa, mas, assim que lá chega, arrepende-se. Fica no meio de uma floresta sombria, tem um aspeto sinistro, com grades nas janelas, e coisas bizarras começam a acontecer. Em pouco tempo, a casa dos seus sonhos transforma-se no seu pior pesadelo. E a verdade é que esta esconde um segredo perverso… que mudará para sempre a vida de Neve.




"Um por Um"- Sinopse

     O público escolhe. Eles morrem.
     Um por Um.
     Quem será o próximo?
     Preciso da sua ajuda, inspetor: afogamo-lo ou queimamo-lo vivo?

     O inspetor Robert Hunter, da Divisão de Assaltos e Homicídios da Polícia de Los Angeles, recebe um telefonema anónimo de alguém a dizer-lhe que vá a uma transmissão privada num endereço específico da Internet. Hunter regista-se e depara-se com um espetáculo macabro, feito apenas para os seus olhos. Mas quem telefonou não quer que ele se limite a observar; quer que ele participe. E a recusa não é opção.

     ESCOLHA! Fogo ou água?

     Obrigado a fazer uma escolha brutal, ele tem de assistir em direto à tortura e à morte atroz de uma vítima não identificada. A Polícia de Los Angeles e o FBI usam todos os meios ao seu dispor para localizar a origem da transmissão, mas este assassino não é um amador, e ocultou todo o seu rasto. E antes mesmo de Hunter e o seu parceiro, Garcia, terem tempo de começar a investigação, eis que o primeiro recebe um novo telefonema. Um novo endereço. Outra vítima. Mas desta vez o homicida elevou o jogo a um nível superior.

     Transformou-o num programa ao vivo a que toda a gente pode assistir e onde cada um pode decidir sobre como deve a vítima morrer.



"Caminhos do Amor"- Sinopse

   Iona Sheehan sempre ansiou por devoção e aceitação dos pais, mas foi só na terra da avó que recebeu os dois: Irlanda, país de florestas exuberantes, lagos deslumbrantes e lendas centenárias, onde o sangue e a magia dos antepassados fluem há gerações. Iona chega à Irlanda apenas com as indicações da avó, uma atitude otimista perante a vida e um talento inato com cavalos. Perto do castelo luxuoso onde está hospedada, encontra os seus primos, Branna e Connor O’Dwyer. E como família é família, eles convidam-na para a sua casa e para as suas vidas. 


Quando Iona arranja emprego nos estábulos locais e conhece o dono, Boyle McGrath, todas as suas fantasias se reúnem num só homem. Será que com ele vai conseguir viver a vida com que sempre sonhou? Infelizmente nada é o que parece. Um mal antigo espalhou-se na sua família e tem de ser combatido. E quando família e amigos lutam entre si, será possível encontrar os caminhos do amor? 




"O rapaz à porta"- Sinopse


   A vida de Eilidh Lawson está num momento de crise. O insucesso de prolongados tratamentos de fertilidade, o marido infiel e a família asfixiante levaram-na aos limites. Em busca de alívio, Eilidh procura consolo no único lugar onde já se sentiu em casa - uma pequena aldeia nas Terras Altas escocesas. Aí, Eilidh começa lentamente a recompor-se mas rapidamente percebe que, na aldeia, não é a única que recupera de um passado doloroso.
Também Jamie McAnena, amigo de infância de Eilidh, tenta reencontrar-se e criar sozinha uma filha, Maisie. Embora Jamie e Eilidh resistam, circunstâncias peculiares continuam a aproximá-los.
Cecilia Wilborg tem a vida perfeita: um marido atraente, duas bonitas filhas e uma grande casa em Sandefjord, uma cidade que parece tirada de um bilhete-postal. Ela esforça-se para manter tudo como está, pois um erro do passado pode destruir-lhe o presente.
Annika Lucasson vive uma vida sombria com o namorado abusivo e traficante de drogas. Já perdeu tudo muitas vezes e agora tem uma última oportunidade de se salvar, graças a Cecilia. Mas, Annika conhece o seu segredo e o que Cecilia está disposta a fazer para que tudo acabe.
Então aparece Tobias, um rapaz de oito anos, sozinho e sem amigos. Mas que ameaça fazer desmoronar o mundo de Cecilia.

O quer ele de Cecília?



"Olha por mim"- Sinopse
   A vida de Eilidh Lawson está num momento de crise. O insucesso de prolongados tratamentos de fertilidade, o marido infiel e a família asfixiante levaram-na aos limites. Em busca de alívio, Eilidh procura consolo no único lugar onde já se sentiu em casa - uma pequena aldeia nas Terras Altas escocesas. Aí, Eilidh começa lentamente a recompor-se mas rapidamente percebe que, na aldeia, não é a única que recupera de um passado doloroso.

   Também Jamie McAnena, amigo de infância de Eilidh, tenta reencontrar-se e criar sozinha uma filha, Maisie. Embora Jamie e Eilidh resistam, circunstâncias peculiares continuam a aproximá-los.












Novidades literárias na tua Biblioteca






Sem comentários:

Enviar um comentário