05/12/2012

Feira do Livro 2012 (2º e 3º Dia)

 
Nestes dois dias a docente Sónia Coura promoveu uma "Hora de Conto" diferente daquela que os alunos estão habituados.  Apresentou um musical animado de algumas histórias tradicionais muito conhecidas: A Branca de Neve e os Sete Anões e  a Gata Borralheira. As turmas que aderiram a esta atividade referiram que foram momentos muitodivertidos e que  gostaram.
 
“Workgroups” de ilustração com Manuela Rocha
 
Nos dias 3 e 4 o Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro teve o prazer de receber a ilustradora Manuela Rocha que nos brindou com a apresentação do livro “A Casinha do Senhor Vento” e com uma conversa agradável e entusiasmante sobre o mundo da ilustração, das palavras e dos livros. Contou-nos a história e depois à medida que apresentava os esboços que fez para a sua configuração foi revelando os segredos de como obteve o produto final – o livro.
Foram diversas as sessões realizadas, não só para os Jardins de infância do Agrupamento (JI de Chorense, JI de Carvalheira, JI de Rio Caldo, JI do Gerês e JI de Terras de Bouro), assistência preparada para o encontro, mas também para os alunos dos 1ºanos da Escola de Terras de Bouro, do 1ºCiclo de Rio Caldo e alunos que se deslocaram às feiras do livro durante a sua permanência na BE.

Manuela Rocha promoveu momentos lúdicos, interagindo com eles num jogo de perguntas e respostas e levando-os a descobrir alguns dos seus segredos da arte de ilustrar. No final, solicitou um pequeno trabalhinho prático onde os presentes tinham de recrear um final para a história, texto escrito e ilustrado, para alguns, dar rosto e corpo às figuras da história, para outros, e ainda dar apenas as expressões faciais à figura que estava no marcador presenteado.
 
Terminando estes Workgroups os alunos da turma B de Terras de Bouro ofereceram à ilustradora um “Sr. Vento” como forma de agradecimento pela sua presença no nosso Agrupamento.
Aqui ficam alguns desses momentos....