24/04/2013

CNL - Fase Distrital

Pela segunda vez consecutiva, os alunos do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro, demonstram ser dos melhores leitores, a nível distrital.

No âmbito do PNL (Plano Nacional de Leitura), no dia 23 de abril, seis alunos do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro, André Carvalho Martins, Maria Carlos Dias, Rafaela Martins (3º ciclo); Ana Maria Gonçalves, Ana Rita Guedes e Joana Daniela Lourenço (Ensino Secundário), participaram na segunda fase, a nível distrital, do Concurso Nacional de Leitura, que se realizou no Centro Cultural de Vila Flor, em Guimarães, com a colaboração da Biblioteca Municipal Raúl Brandão.  
 Atendendo à necessidade de promoção da leitura nas escolas, a Comissão Organizadora do Plano Nacional de Leitura – em articulação com a RTP, com a DGLB (Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas) e com a Rede das Bibliotecas Escolares – promoveu, mais uma vez, no ano letivo de 2012/2013, a 7ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), aos quais o Município de Guimarães e a Biblioteca Municipal Raúl Brandão se associaram na qualidade de responsáveis pelas Provas do Distrito de Braga. Com o objetivo de estimular a prática da leitura como forma de conhecimento e de lazer entre os alunos do 3ºCiclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, o concurso pretende motivar os adolescentes para a leitura de obras literárias e estimular o convívio entre leitores.
No dia da realização das provas, num ambiente de alguma animação e muito nervosismo, as professoras Albertina Sousa e Fernanda Silva, com a colaboração da professora Bibliotecária, Manuela Carcel, acompanharam os alunos participantes que, mais uma vez, estão de parabéns pelo empenho e entusiasmo demonstrados na forma como representaram o Agrupamento. Num leque de 300 alunos, aproximadamente, uma das alunas participantes, Maria Carlos Dias, incorporou o grupo dos cinco finalistas, conquistando o segundo lugar, a nível distrital.
Pela segunda vez consecutiva, os alunos do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro demonstraram ser dos melhores leitores a nível distrital.
No regresso a Terras de Bouro, a satisfação de todos mostrava claramente que, mais uma vez, foram alcançados  os objetivos deste concurso.
Resta agradecer à Direção da Escola todo o apoio prestado para que o concurso se realizasse. 
A Prof.ª: Albertina Sousa
Workshop -HIGIENE ORAL E CUIDADOS A TER COM O MAR

NO DIA 23 DE ABRIL DE 2013, REALIZOU-SE NA BIBLIOTECA ESCOLAR UM WORKSHOP, SOBRE A HIGIENE ORAL E OS CUIDADOS A TER COM O MAR, PELAS ENFERMEIRAS MARISA E VÂNIA DA UCC, NO ÂMBITO DO PROJETO GIA e DO PROJETO SOBE, PARA OS ALUNOS DO 2º CICLO DA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE RIO CALDO.
NO FINAL DESTA ATIVIDADE FOI OFERECIDO A TODOS OS PARTICIPANTES UM PEQUENO ESTOJO PARA A ESCOVA E PASTA DOS DENTES, QUE FOI ELABORADA POR PROFESSORES DO GIA, BE E ALGUNS ALUNOS.