18/11/2016

COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DE TRAVA-LÍNGUAS

No dia 13 de novembro comemora-se o Dia Internacional de Trava-Línguas.
As Bibliotecas Escolares, em articulação com os professores de Português, assinalaram a data com a realização de um concurso de trava-línguas para os alunos do 7º ano.
Os alunos vencedores foram:
7ºA – Adriana (1º), Marcelo (2º) e André Rocha (3º)

7ºB – Fátima (1º), João (2º) e Sérgio (3º)

7ºC – Maria Francisca (1º) Daniel (2º) e  Sara (3º)

7ºD – Francisca (1º), Gonçalo (2º) e Marco (3º)




A BIBLIOTECA ESCOLAR COMEMORA…

Todos os meses as Bibliotecas Escolares divulgam datas comemorativas e significativas, com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para variadas temáticas.

CANTINHO DOS DESAFIOS - Mês de novembro





Boa sorte!...

PROJETO “LER E PARTILHAR… COM A COMUNIDADE”



No âmbito do Projeto “Ler e Partilhar… Com a Comunidade” (Projeto Ler + Jovem), ao longo do mês de novembro foi aplicada a verba atribuída pelo PNL. Por outro lado, foi iniciada a distribuição dos “Baús de Leitura” pelas instituições parceiras.
No dia 15 de novembro foi realizada a atividade “Vamos Ouvir uma História” – “O caldo de pedra” para uma das instituições parceiras – CAO de Souto.








PROMOÇÃO DAS LITERACIAS DA INFORMAÇÃO, TECNOLÓGICA E DIGITAL

As Bibliotecas Escolares, ao longo do mês de outubro dinamizaram sessões para promoção das literacias da informação, tecnológica e digital.
Com os alunos do 5º ano realizaram-se sessões para criação de uma conta de e-mail e sessões alusivas a “Como fazer uma pesquisa? Como fazer um trabalho?”

“À DESCOBERTA DA BIBLIOTECA ESCOLAR”

No mês de outubro os alunos dos Jardins de Infância e do 5º ano do Agrupamento de Escolas realizaram uma visita guiada à Biblioteca Escolar, para conhecerem o espaço, as áreas e as regras de funcionamento e de utilização. Além disso, foram sensibilizados para a importância das Bibliotecas Escolares e para a sua utilização frequente.



DIA MUNICIPAL PARA A IGUALDADE

A Câmara Municipal de Terras de Bouro comemorou no dia 24 de outubro o Dia Municipal para a Igualdade, subordinado ao tema “Bullying e violência no namoro”.
As Bibliotecas Escolares aceitaram o convite realizado pela autarquia e participaram através da declamação de poemas alusivos à igualdade, pelos alunos do 10ºCP – Turismo. Os alunos do 12ºA apresentaram um vídeo sobre a igualdade de género, seguido de uma reflexão crítica pelos intervenientes.

BIBLIOTECA ESCOLAR: PARCEIRA DOS DEPARTAMENTOS, PROJETOS E INSTITUIÇÕES (APRENDER COM A BE)

O trabalho colaborativo entre a Biblioteca Escolar e os docentes, os projetos das escolas e as instituições locais não se refere apenas a boas relações de amizade ou convívio ou ainda à partilha de dificuldades. Este trabalho assume outras formas: partilha, ajuda e apoio e trabalho em co-propriedade.
“A colaboração não se justifica por si própria: ela é um meio para se atingir um fim mais nobre: uma aprendizagem mais rica e mais significativa dos alunos” (Lima, 2002, p.8).
As Bibliotecas Escolares conscientes da importância do trabalho colaborativo na promoção do sucesso escolar dos alunos e na melhoria das escolas, têm procurado realizar atividades sustentadas pelo trabalho colaborativo e articulado.
Assim, no mês de outubro, em articulação com o Programa de Educação para a Saúde (PES), foi comemorado o Dia Mundial da Alimentação com o lema “Benefícios da fruta mediterrânea”.

MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES - MIBE



O mês de outubro foi o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE) com o tema “Aprende a descodificar o teu mundo”.
As Bibliotecas Escolares comemoraram a data com a realização de várias e enriquecedoras atividades:
- Sessão para entrega de obras da educação literária oferecidas pela Câmara Municipal para as bibliotecas do 1º ciclo. Na sessão esteve presente a vereadora da educação, Dr.ª Liliana Machado, e aos alunos do 1º ciclo da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro foi apresentada a dramatização “Olá, eu sou um livro”. Os alunos realizaram a apresentação de poemas e lengalengas.
- Oferta de marcadores de livros a todos os utilizadores das Bibliotecas escolares que realizaram empréstimo domiciliário de livros.
- Afixação de cartazes alusivos à importância da Biblioteca Escolar, pelos espaços das escolas.
- Bibliopaper “À descoberta da Biblioteca” para os alunos do 5º ano.
Os vencedores da Escola Básica de Rio Caldo foram: Clara Pinto, Beatriz Martins, Sílvia Lages e Inês Branco e da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro foram os seguintes alunos: António Lima, Rodrigo Arantes, Maria Martins, Dália Mendes, Ana Esteves, Maria Barroso, Maria Brito, Gonçalo Antunes e Diogo Gonçalves.

- Oficina de Escrita Criativa alusiva à Biblioteca Escolar, realizada pelos alunos do 3º ciclo, nas aulas da disciplina de Português.

- Apresentação da dramatização “Olá, eu sou um livro” aos alunos da Escola Básica de Valdosende e Escola Básica nº 1 de Rio Caldo.







“O MUNDO DAS HISTÓRIAS” – HORA DO CONTO

A hora do conto para as crianças e adolescentes é um momento em que, ao ouvirem as histórias, começam a desenvolver valores humanos com diferentes conceitos de leitura passando a observar as imagens, os gestos e as situações das narrações. Por isso, a Biblioteca Escolar tem um papel importante na escola, que é incentivar a leitura e, ao mesmo tempo, proporcionar um momento de prazer e de alegrias.
Assim, a hora do conto nada mais é do que uma atividade da Biblioteca Escolar que possibilita a interação da criança e do adolescente com a leitura deixando com que eles passem a explorar cada vez mais a sua imaginação e curiosidade, tornando-os grandes leitores.
    No mês de outubro foram proporcionados momentos de leitura e exploração de livros na hora do conto aos alunos do:
                - Pré-escolar – “A magia da estrela do outono”
                - 1º ano – “Lavar, escovar e esfregar”

                - 2º ano “As caretas da lua”