31/01/2013

Hora do Conto

As histórias motivam para a aprendizagem, convertem-se quase sempre, em centros de interesse, proporcionando ambientes agradáveis, com enorme valor terapêutico. Proporcionam a aquisição de técnicas ao nível da estrutura da narrativa, potenciam a socialização, desenvolvem os recursos expressivos e são instrumentos transmissor de valores. As histórias oferecem o mundo da fantasia e ao permitirem desenvolver as competências linguísticas, bem como a criação de hábitos de leitura e escrita nos alunos, são claramente, um espaço de conhecimento e de aposta no futuro, para os que querem aprender.

 Proporcionar aos alunos o contacto com os livros, com a literatura, através da hora do conto, possibilita-lhes a oportunidade de verem diferentes significados de narrativas e promove-lhes reflexões acerca de várias temáticas abordadas, como por exemplo a questão do medo irracional, como nos mostra a história do "O Cuquedo" apresentada pela professora Manuela aos alunos do 1º Ciclo no Gerês.

 
 
 
É neste sentido que a equipa das bibliotecas alrgou este ano este momento de promoção e incentivo de  leitura ao 3ºCiclo e secundário. Que está a ter resultados muito posisivos e a adesão é favorável.