03/05/2022

“OS PAIS / MÃES TAMBÉM GOSTAM DE LER”

     Ao longo do mês de abril contamos, mais uma vez, com a presença de algumas mães de alunos do 2º ciclo que dinamizaram fantásticos momentos de leitura, nas turmas do 5º e 6º ano.




HORA DO CONTO / MOMENTOS DE LEITURA

 

A equipa das Bibliotecas Escolares proporcionou ao longo do mês de abril momentos de leitura para todos os grupos do Pré-escolar e para todas as turmas do primeiro ciclo.

                As histórias / livros apresentados foram diversificados e de acordo com as solicitações das educadoras /professores:

         O nabo gigante” de Alexis Tolstoi para os Grupos 1,2,3,4 e 5 do Pré-Escolar. Para as crianças do Jardim de Infância de Carvalheira, o momento de leitura foi realizado via Google Meet.



“A casa da mosca fosca” de Eva Mejuto para o grupo 6 do Pré-Escolar.

      
 “Corre, corre cabacinha”, de Alice Vieira para os alunos do 1ºA

A viagem da sementinha”, de Maria Isabel Loureiro para os alunos do 1ºB.





Ciclo do ovo”, de Cristina Quental e Mariana Magalhães para os alunos do 1ºH, 2ºF e 3ºG.


Contos de Perrault – Riquet do Penacho”, de Charles Perrault para os alunos do 3ºD.

“História com recadinho”, de Luísa Dacosta para os alunos do 4ºE.





LEITURAS DIFERENTES, LEITURAS IGUAIS

 

No mês de abril, a professora bibliotecária em articulação com as professoras da Educação Especial, dinamizou sessões de leitura alusivas à Páscoa.

Foram realizadas duas sessões: uma para as alunas do 5ºC e 7ºC abrangidas pela Educação Especial e outra para as alunas do 8ºB (que foi realizada para toda a turma).

Foi realizada a leitura e exploração do livro “Os ovos misteriosos” de Luísa Ducla Soares.




LEITURAS E ESCRITAS SOLTAS…

     No mês de abril foram, uma vez mais, dinamizadas sessões de leitura e escrita criativa, que possibilitaram o desenvolvimento de competências de leitura e de escrita.

                Nas turmas do sétimo ano de escolaridade foi realizada a oficina de leitura e escrita “Coração de mãe”, na qual os alunos visualizaram um vídeo sobre o livro “Coração de mãe” de Isabel Minhós Martins. Posteriormente construíram um coração e redigiram uma mensagem para oferecer às mães.




Nas turmas A e B do oitavo ano de escolaridade foi proposto aos alunos a seleção de uma obra literária que já leram e a escrita de vinte palavras alusivas à obra. Serão construídas “nuvens de palavras” para cada uma das obras.

Nas turmas C e D do oitavo ano de escolaridade foi realizada a leitura e exploração de um excerto da obra literária “Sexta feira ou a vida selvagem” de Michel Tournier.





SER PROFESSOR. CONTAR COM A BIBLIOTECA ESCOLAR


(Aprender com a BE)

 

A Biblioteca Escolar, no mês de abril, continuou a promoção do trabalho colaborativo e a articulação com o currículo com os vários Grupos Disciplinares.

A iniciativa contemplou a realização da atividade “Nós Lemos, Nós Sabemos – O Príncipe Feliz” em articulação com as professoras titulares das turmas 1ºH e 4ºE.



MOSTRA LITERÁRIA

     No mês de abril estiveram em exposição nas nossas Bibliotecas obras literárias alusivas à liberdade e saúde.

Pois, abril é o mês em que se comemora o 25 de abril e o Dia Mundial da Saúde.



CLUBE DE LEITURA “CORRE, CORRE… VAMOS LER”


Nas sessões do Clube de Leitura, no mês de abril, foi realizada a leitura em voz alta e a exploração do livro “Pé ante pé” de Leo Lionni.

No seguimento da exploração do livro, os alunos responderam a um questionário online, na plataforma Kahoot, sobre o livro.