11/12/2018

OS PAIS TAMBÉM GOSTAM DE LER

        A Biblioteca Escolar, à semelhança do ano letivo transato, lançou um desafio aos pais e mães dos nossos alunos do Pré-Escolar, do 1º ciclo e do 5º ano.
        Um desafio? Sim! Um desafio! O desafio de dinamizarem sessões de hora para os seus filhos.
        O desafio foi aceite de bom grado. Eis os resultados:

        - Para os alunos do JI de Moimenta, JI de Chorense e JI de Carvalheira, foi apresentada a história "A árvore generosa", por uma mãe, um pai e um avó de crianças do JI de Carvalheira.




        - Para os alunos do JI de Rio Caldo e JI do Gerês, foi apresentada a história "O segredo de Natal", por várias  mães  da EB nº1 de Rio Caldo.






        - Para os alunos do 1º e 2º anos da EBS de Terras de Bouro, foi apresentada a história "A que sabe a lua?", por uma mãe do 2º ano.





        - Para os alunos do 3º e 4º ano da EBS de Terras de Bouro, foi apresentada a história "A Estrelinha Pálida", por uma mãe do 4º ano.

         - Para os alunos do 1º e 4º ano da EB nº1 de Rio Caldo, foi apresentada a história "O segredo de Natal", por várias mães.


         - Para os alunos do 2º e 3º ano da EB nº1 de Rio Caldo, foi apresentada a história "Alto! O burro deu um salto", por uma mãe do 2º ano.


        - Para os alunos do 1º ciclo da EB do Gerês, foi apresentada a história "Ninguém dá prendas ao Pai Natal", por uma mãe do 4º ano.


        - Para os alunos do 5º ano da EB de Rio Caldo, foi apresentada a história "Natal no hipermercado", por duas mães do 5ºC e 5ºD.


        - Para os alunos do 5º ano da EBS de Terras de Bouro, foi apresentada a história "Natal no hipermercado", por um pai do 5ºA.

COMEMORAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

         No ano de 2018 comemora-se o 70º aniversário da proclamação da Declaração Universal dos Direitos do Homem, o 40º aniversário da publicação em Portugal da Declaração Universal dos Direitos do Homem e o 40º aniversário da adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos.
         A Biblioteca Escolar em articulação com os Diretores de Turma sensibilizaram a comunidade escolar para a importância dos Direitos Humanos.
        Assim, de 3 a 10 de dezembro os diretores de turma promoveram, em contexto de sala de aula, o debate/reflexão de textos sobre a violação dos direitos humanos.
        O resultado das reflexões das turmas foi a elaboração de mensagens que foram escritas em cartões de Natal, que foram utilizados para decoração da árvore de Natal.






CONCURSO DE ORTOGRAFIA

       A Biblioteca Escolar em articulação com o grupo de disciplinar de Português - 2º ciclo, promoveram a primeira fase do concurso de ortografia.
        O concurso tem como objetivos o uso correto da Língua Portuguesa, para comunicação de forma adequada e a realização de atividades de forma autónoma.  O Concurso de Ortografia decorre em três fases: dezembro, março e maio e tem como destinatários os alunos do segundo ciclo.
       A primeira fase já foi realizada e os alunos que obtiveram oito ou menos erros ortográficos, participarão na segunda fase do concurso. 

13ª EDIÇÃO DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

         Nos dias 6 e 7 de dezembro, 197 alunos do 3º ao 11º ano realizaram a prova escrita do Concurso Nacional de Leitura.
         As obras trabalhadas foram "O livro que falava com o vento" de José Jorge Letria (1º ciclo), "Histórias à solta na minha rua" de António Torrado (2º ciclo), "Histórias da terra e do mar" de Sophia de Mello Breyner Andresen (3º ciclo) e "Estórias abensonhadas" de Mia Couto (secundário). A prova escrita foi realizada em suporte papel, pelos alunos do 1º ciclo, e com recurso a um quizizz para os restantes ciclos.
        No dia 10 de dezembro realizou-se a prova oral, na qual participaram o melhor aluno de cada turma do agrupamento, que foi selecionado na prova escrita. 
        A prova oral contemplou três tarefas: leitura em voz alta, questão de argumentação e criação de uma história a partir de um objeto.
        Os elementos do júri tiveram uma tarefa difícil, pois os nossos alunos demonstraram um excelente desempenho. A seleção foi difícil e são estes os vencedores que irão representar o nosso Agrupamento na fase intermunicipal do concurso:
        - João Paulo Príncipe  - 4ºF e Maria do Carmo Amaro - 4ºD (1º ciclo)
        - Joana Silva - 6ºD e Luís Antunes - 5ºC (2º ciclo)
        - Maria João Freitas - 8ºA e Sara Pereira - 9ºC (3º ciclo)
        - Inês Araújo - 11ºA e Luciana Oliveira 10ºA )