27/04/2021

 PROJETO “TER + SUCESSO NA LEITURA E NA ESCRITA”

OFICINAS DE LEITURA E ESCRITA CRIATIVA

“O PRÍNCIPE NABO “ e “A FLORESTA”

     No âmbito do projeto “Ter + Sucesso na leitura e na escrita”, projeto da responsabilidade da autarquia, foram realizadas no dia 26 de abril, sessões alusivas às obras da Educação Literária “O príncipe nabo” e “A floresta”. A oradora das sessões foi a professora e contadora de histórias Estefânia Surreira.

     A sessão alusiva à obra “O príncipe nabo” teve como destinatários os alunos do 5ºC e a sessão iniciou-se com a exploração do título da obra e a ilustração da capa do livro e foi apresentada a biografia da autora Ilse losa. De seguida, foi explicado aos alunos em que consiste o texto dramático e apresentada a estrutura externa da peça. No decorrer da sessão foi também realizada a exploração, oralmente, do primeiro ato da peça, tendo por base os conhecimentos prévios dos alunos. A sessão foi concluída com a reconstituição oral do primeiro.

     A sessão sobre a obra “A floresta” foi destinada aos alunos do 6ºC, tendo sido iniciada com a apresentação da biografia da autora Sophia de Mello Breyner Andresen e a exploração do título da obra.      De seguida, foi realizada a leitura, em voz alta, de vários excertos da obra e promovido um debate tendo por base um conjunto de questões. Para uma melhor compreensão da obra, foi apresentada uma síntese da mesma. No segundo momento da sessão foi realizada uma oficina de escrita, na qual os alunos, tendo por base, um dos excertos lidos, tiveram de dar continuidade à história. A sessão foi finalizada com a partilha oral dos textos produzidos pelos alunos. As sessões contribuíram, inequivocamente, para o conhecimento de mais duas obras literárias, para o treino da leitura e da escrita e para o desenvolvimento da criatividade e imaginação!

“LEITURAS À SOLTA”

     No mês de abril, nas sessões das turmas A e B do sétimo ano de escolaridade, foi realizada a leitura em voz alta do primeiro capítulo do livro “O rapaz dos sapatos prateados”, que aborda a questão da personagem da história querer ser poeta. De seguida, os alunos ouviram a música “A minha mãe” de António de Variações. Tal como a personagem da história, os alunos foram poetas por alguns momentos e construíram um poema para o Dia da Mãe.

     Nas sessões da iniciativa “Leituras à solta” para os alunos do sétimo C e D de escolaridade, foi dinamizada a actividade " Palavras à minha maneira". Os alunos inventaram dez palavras e respetivos significados, como se constassem no dicionário.

     Nas sessões das turmas do oitavo ano de escolaridade, nos alunos realizaram a audição da biografia da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen e resolução de um exercício de compreensão oral. Posteriormente, foi realizada a leitura e exploração do conto "O silêncio" da poetisa, no contexto da liberdade e do 25 de abril. A atividade foi finalizada com uma mini exposição das obras literárias da poetisa.

     As sessões da iniciativa “Leituras à solta” contribuíram para o treino das competências de leitura e de escrita e, também, para o desenvolvimento da criatividade.

 SER PROFESSOR. CONTAR COM A BIBLIOTECA ESCOLAR (Aprender com a BE)

“NÓS LEMOS, NÓS SABEMOS” – “OS PIRATAS”

     O trabalho colaborativo e de articulação com o currículo, desenvolvidos pela Biblioteca Escolar, no âmbito da iniciativa “Ser Professor. Contar com a BE”, continua a ser realizado!

     A atividade “Nós lemos, nós sabemos”, teve como destinatários os alunos do 6º ano de escolaridade.

     Em contexto de sala de aula, previamente, foi lida e explorada a obra “Os Piratas” de Manuel António Pina. Posteriormente, nos dias 22 e 29 de abril e dia 5 de maio, os alunos aplicaram os conhecimentos adquiridos sobre a obra, através da realização de um Kahoot.

     Os excelentes resultados dos alunos, demonstram que a leitura é imprescindível e que quando “Nós lemos, nós sabemos”!