16/12/2019

PROJETO “TER + SUCESSO NA LEITURA E NA ESCRITA” Oficina de escrita “O Principezinho”


No âmbito do projeto “Ter + Sucesso na leitura e na escrita”, projeto da responsabilidade da autarquia, foram dinamizadas oficinas de escritas da obra “O Principezinho”.
As oficinas foram realizadas pela professora e contadora de histórias Estefânia Surreira e tiveram como destinatários os alunos do 9º ano.
 Nas oficinas observou-se um excelente interesse e empenho dos alunos e as sessões contribuíram para o trabalho colaborativo entre os alunos, para o conhecimento da obra e para o desenvolvimento das competências de escrita.

PROJETO “LER E PARTILHAR… COM A COMUNIDADE” (Ler + Jovem)

      No dia 11 de Dezembro foi dinamizada uma sessão de leitura para os utentes do CAO de Souto, na qual foi apresentada a história “A verdadeira história do Pai Natal e da árvore de Natal”.
Os utentes do CAO também tiveram a oportunidade de construírem flocos de neve.
No final da sessão foi oferecido um lanche e uma oferta a cada utente.
Mais um momento que possibilitou a animação do coração e da alma dos utentes presentes.


“OS PAIS / MÃES TAMBÉM GOSTAM DE LER” (DINAMIZAÇÃO DE SESSÕES DE LEITURA)


No mês de dezembro, as sessões de hora do conto foram dinamizadas por mães voluntárias de leitura. Mais uma vez, conseguiu-se envolver mães / encarregadas de educação na dinamização de atividades de promoção da leitura!
As histórias apresentadas e exploradas com as turmas foram:
- “A dieta do Pai Natal” para as crianças do pré-escolar da EB do Gerês e da EB de Rio Caldo;

- “A estrelinha pálida” para as crianças do pré-escolar de Moimenta, Chorense e Carvalheira;

- “Natal no hipermercado” para os alunos do 1º ciclo da Escola Básica de Rio Caldo;

- “A pequena árvore de Natal” para os alunos do 1º e 2º ano da EBS de Terras de Bouro;  

- “Ninguém dá prendas ao pai natal”, para os alunos do 3º e 4º ano da EBS de Terras de Bouro;  


- “O rapaz e o robô”, para os alunos do 5º ano da Escola Básica de Rio Caldo;

- “Ninguém dá prendas ao pai natal”, para os alunos do 5º ano da EBS de Terras de Bouro;  


As sessões dinamizadas contribuíram para despertar nos alunos o gosto pelos livros e pela leitura.

“LEITURAS À SOLTA”


No mês de dezembro, as sessões do projeto de leitura com os alunos do 7º ano iniciaram-se com partilha das leituras efetuadas.
De seguida, foi apresentada a história do livro “Nadav” e realizada a sua exploração.
Em trabalho de pares, os alunos realizaram uma oficina de escrita para redação de uma carta ao Pai Natal com os desejos de Natal do menino Nadav e, ainda, procederam à leitura em voz alta das cartas escritas.
As sessões possibilitaram, mais uma vez, o treino da leitura e da escrita de uma forma lúdica, divertida e também pedagógica!

NOVIDADES


A Biblioteca Escolar da tua escola tem novidades para ti.
Chegaram jogos lúdicos e didácticos: 50 jogos reunidos; Sobe ou desce; Battleship; Bingo; Viagens divertidas; A nova roda dos alimentos.
Visita a Biblioteca Escolar e vem jogar para aprenderes e divertir-te!


CONCURSO NACIONAL DE LEITURA – fase escolar


A fase escolar do concurso realizou-se nos dias 12 de dezembro (Escola Básica e secundária de Terras de Bouro) e 13 de dezembro (Escola Básica de Rio Caldo e Escola Básica do Gerês).
Participaram 140 alunos do agrupamento, que realizaram a prova online, recorrendo à ferramenta digital quizizz.
Os alunos do 1º ciclo apurados para a fase municipal, que realizar-se-á no dia 23 de Janeiro, são:
- Duarte Pinto, Lisandro Alves, Renata Veloso (Escola Básica de Rio Caldo), Bernardo Carvalho (Escola Básica do Gerês), Maria Martins, Margarida Barbosa, Laura Fujaco, Beatriz Soares, Eduarda Silva e Mara Costa (Escola EBS de Terras de Bouro).
Os alunos do 2º ciclo apurados para a fase municipal são: Joana Gonçalves, Filipe Alves e Margarida Rocha (Escola Básica de Rio Caldo), Francisca Freitas, Miriam Martins, Alexandre Soares, Gonçalo Dias, Duarte Fernandes, Dinis Fernandes e Leonor Azevedo (Escola EBS de Terras de Bouro).
Os alunos do 3º ciclo apurados para a fase municipal são: Joana Silva, Lara Teixeira e Maria Francisca Lameiras (Escola Básica de Rio Caldo), Maria João Freitas, Zhifang Ye, Maria Martins, Manuel Roupar, Eduarda Martins, Mónica Simões e Albano Cordeiro (Escola EBS de Terras de Bouro).
Os alunos do secundário apurados são:
- Armanda Maia, Alexandra Sousa e Sérgio Pereira (Escola EBS de Terras de Bouro).
Parabéns aos vencedores!


SER PROFESSOR. CONTAR COM A BIBLIOTECA ESCOLAR (Aprender com a BE) “JE CONNAIS LES VERBES”

   No âmbito do Aprender com a BE, os alunos do 7º ano participaram na atividade “Je connais les verbes)”. A atividade foi dinamizada em articulação com as professoras de Francês, ao longo do mês de novembro.
Os alunos na Biblioteca Escolar, resolveram um conjunto de questões sobre os verbos être, avoir e verbos do primeiro grupo.
   A atividade contribuiu, inequivocamente, para a implementação do trabalho colaborativo entre a Biblioteca Escolar e as professoras de Francês. Por outro lado, possibilitou aos alunos a aplicação de conhecimentos adquiridos nas aulas e a consolidação desses mesmos conhecimentos.