07/04/2022

NOVIDADES LITERÁRIAS DO MÊS DE MARÇO

 Todos os meses, o fundo documental das nossas Bibliotecas Escolares é enriquecido com um conjunto de novos livros. Poderás requisitar qualquer uma das novidades literárias para leitura na Biblioteca da tua escola ou para leitura domiciliária. Partilhámos as novidades literárias:





LEITURAS SAUDÁVEIS: LER+ PARA SER MAIS SAUDÁVEL

O Dia Mundial da Saúde assinala-se a 7 de abril, tendo sido criado no dia 7 de Abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde – OMS.

O objetivo deste dia é sensibilizar e educar para a importância dos cuidados de saúde e de estilos de vida saudáveis.

Hoje todos os alunos do 1º ciclo ao secundário realizaram “leituras saudáveis” (a leitura de textos alusivos aos cuidados e alertas para sermos mais saudáveis) disponibilizados pela Biblioteca Escolar.



  

“O MELHOR LEITOR”

 

Os melhores leitores de cada uma das Bibliotecas Escolares do Agrupamento são premiados no final de cada período letivo.

No final deste segundo período letivo, divulgamos os nossos “melhores leitores”:

 

                - Nádia Pereira – 4ºE, Lucas Martins, Carolina Dias, Gonçalo Marques, Helena Sousa – 1ºA e a auxiliar D. Gracinda (BE do 1º ciclo da EBS de Terras de Bouro)

                - Miguel Pires – 1ºH (BE da EB do Gerês)

                - Ana Júlia Costa – 5ºA (BE da EBS de Terras de Bouro)

                - Ana Valentina Lameiras – 3ºG (BE da EB de Rio Caldo).

                

Muitos parabéns aos melhores leitores e continuação de boas “viagens” pelos livros! 

“SEIS LENDAS COM LEGENDAS”

O livro “Seis lendas com legendas” é da autoria do escritor Pedro Seromenho  e ilustrado por um conjunto de ilustradoras – Catarina Bico, Catpivara, Gabriela Araújo, Mariana Gusmão, Sara Lou e Soraia O. 

A apresentação do livro, no nosso concelho, decorreu no dia 1 de abril na Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro com a realização de três sessões distintas, mas todas elas muito enriquecedoras:

- Sessão de ilustração com a ilustradora Sara Lou, para os alunos do 11º ano de escolaridade.


- Sessão com o escritor Pedro Seromenho para os alunos do 1ºA, 1ºB e 2ºC.


- Sessão com o contador de histórias Rui Ramos para os alunos do 3ºD e 4ºE.


O livro “Seis lendas com legendas” conta a história de um rio que viaja através das lendas da região, em que cada um dos concelhos do Cávado. Esta viagem repleta de cor e aventura está disponível também em formato audiobook, para uma leitura inclusiva e acessível a todos/as. As vozes deste audiobook são dos alunos das turmas A e B do 7º ano da Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.

Podes consultar ouvir a linda história deste livro aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=9d1nhGJd7pc