01/02/2016

Dia Internacional das Vítimas do Holocausto

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto celebra-se no dia 27 de janeiro.
Este é um dia de lembrança em nome dos milhões de vítimas provocadas pelo genocídio da Alemanha nazi sobre os judeus, ciganos, homossexuais, entre outros, ocorrido durante a II Guerra Mundial.

A data de 27 de janeiro foi escolhida para a celebração deste dia por possuir um significado especial: foi a 27 de janeiro de 1945 que teve lugar a libertação do principal campo de concentração nazi (Auschwitz), pelas tropas da União Soviética.

Assim, as Bibliotecas das Escolas EBS de Terras de Bouro e EB de Rio Caldo comemoram a data com a realização das seguintes atividades:

- exposição "um olhar sobre o Holocausto" (exposição de fotografias dos campos de concentração/extermínio Auschwitz I e Auschwitz II - Birkenau);

-  exposição "Ler e visualizar o Holocausto" (exposição de livros e filmes que retratam o Holocausto);

Ainda na Escola EB de Rio Caldo realizou-se a palestra "Memórias do Holocausto: como foi humanamente possível?" com a presença do orador Armando Augusto de Castro Ferreira  - Licenciado em História e Ciências Sociais, docente de História na EBS Vieira do Minho, pós graduado em Antropologia Cultural e Social, também frequentou um curso internacional (Israel/Jerusalém) sobre "Ensino do Holocausto na História", em 2012 e, no ano de 2015, frequentou um outro curso internacional (Paris), sobre História do Shoah/holocausto.

A palestra foi de extrema importância pois os alunos do 9º ano e professores que estiveram presentes, ficaram a conhecer melhor a verdadeira realidade do Holocausto.













Palestra sobre a água




      No dia 25 de janeiro, os alunos do 1º ciclo participaram numa palestra alusiva ao tema da água.
     A oradora foi Beatriz Mendes, autora da exposição fotográfica "Água...Spirit of life", que através do livro "Chape, chape, chape" explorou o ciclo da água, as utilizações da água e a necessidade de preservação do recurso água.
    Ainda, no fim da atividade, a oradora realizou um jogo "Troca Letras" sobre os conteúdos apresentados e explorados no decorrer da palestra.