22/03/2021

HORA DO CONTO – A OVELHINHA QUE VEIO PARA O JANTAR

        Nos dias 8 e 12 de março. a professora bibliotecária dinamizou sessões síncronas à distância, para

 dinamização da hora do conto, para as turmas do 1º ano da EBS de Terras de Bouro e da EB de Rio

 Caldo.

O livro explorado foi “A ovelhinha que veio para o jantar” de Steve Smallman.


             Os alunos, no seguimento da sessão de hora do conto, elaboraram diversos trabalhos – pintura do lobo, decoração da ovelhinha e a construção de lobos e ovelhinhas.

Clica na imagem para folheares e leres o nosso ebook que contém os trabalhos dos alunos.


      As sessões contribuíram para proporcionar momentos de leitura, incentivar nos alunos o gosto pelos livros e pela leitura, explorar através do diálogo a história apresentada, para o treino motricidade fina e para a promoção da criatividade.

“NÓS LEMOS, NÓS SABEMOS” – AS FADAS VERDES

              A iniciativa “Ser Professor. Contar com a BE” continua…

            O trabalho de articulação da Biblioteca Escolar com os professores do 3º ano da EBS de Terras de Bouro e da Escola Básica de Rio Caldo, resultou na dinamização da atividade “Nós lemos. Nós sabemos!”, para os alunos do 3º ano.

            Em contexto de sala de aula, previamente, foi lida e explorada a obra “As fadas verdes” de Matilde Rosa Araújo. Nos dias 15 e 16 de março, a professora bibliotecária, em sessões síncronas via Google Meet apresentou a biografia da escritora.

Através do diálogo com os alunos, foi realizada a leitura e exploração de alguns poemas do livro – As flores do Jacarandá, Rosmaninho, A pinha, A amiga da China, A cor do silêncio, Cortar, O amor, Felicidade, Dança e Tocar. Os alunos, também, resolveram exercícios para completarem os poemas “Já se foi o pastor”, “Berço” e “Alegre menina”.

A atividade contribuiu para a exploração de uma obra da Educação Literária, para o treino da capacidade de atenção e concentração, para a interpretação de poesia e, também, para transmitir aos alunos a necessidade de preservar tudo o que a Natureza contém.




HORA DO CONTO - “EU E O MEU PAPÁ” e “UM PRESENTE DE PÁSCOA”

           Apesar da suspensão das atividades letivas presenciais, a Biblioteca Escolar continua a cumprir a sua missão!

          No mês de março, a Biblioteca Escolar disponibilizou a todas as educadoras do agrupamento, dois vídeos das histórias “Eu e o meu papá” e “Um presente de Páscoa”, (elaborados pela professora Sónia Coura), para utilização no E@D e para disponibilizarem às crianças do Pré-escolar.