30/11/2021

15ª EDIÇÃO DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

Divulga-se o cronograma da fase escolar:



    O concurso realizar-se-á no espaço das Bibliotecas Escolares da Escola Básica de Rio Caldo e da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro.

15ª EDIÇÃO DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

 Eis as obras selecionadas para a fase escola:


1.º ciclo

“O segredo do rio” de Miguel Sousa Tavares



2.º ciclo

"Ulisses” de Maria Alberta Menéres


3.º ciclo

"O Principezinho” de Antoine de Saint-Exupéry



Secundário

"Memorial do Convento” de José Saramago


NOVIDADES LITERÁRIAS DO MÊS DE NOVEMBRO

    No mês de novembro “chegaram” às Bibliotecas Escolares várias novidades literárias e alguns DVD´s. Poderás requisitar os livros para leitura na Biblioteca da tua escola e/ou para leitura domiciliária. Os DVD´s poderão ser visualizados no espaço da BE ou em contexto de sala de aula





OFICINAS DE LEITURA E ESCRITA CRIATIVA COM ESTEFÂNIA SURREIRA

     Ao longo do mês de novembro, no âmbito do Projeto Municipal “Ter + Sucesso na Leitura e na Escrita, realizaram-se oficinas de leitura e escrita criativa para os alunos das turmas 5ºA, 5ºB, 7ºC, 8ºC e 8ºD.

As sessões incidiram sobre dois contos tradicionais – “A raposa e o corvo” e “A esperteza da raposa”.



ESTENDAL “DIREITOS DAS CRIANÇAS”

             Comemoração do 32º Aniversário da Convenção dos Direitos das Crianças

No dia 20 de novembro comemorou-se o Dia Universal dos Direitos da Criança, um duplo aniversário que pretende alertar e sensibilizar para os direitos das crianças de todo o mundo: proclamação da Declaração dos Direitos da Criança (1959) e adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

                A convite da equipa das Bibliotecas Escolares, em articulação com a CPCJ de Terras, as educadoras de infância construíram lindos cartazes e “estendais dos direitos das crianças” nos jardins de Infância do Agrupamento de Escolas.

Na Escola Básica de Rio Caldo a data foi assinalada com a realização, em dois momentos diferentes, de sessões para todos os alunos da escola, que contaram com a presença de uma representante da CPCJ de Terras de Bouro. Nas sessões foi realizada a leitura de um excerto do livro “Os direitos das crianças” de Luísa Ducla Soares e foi lançado um desafio aos alunos – a redação de uma Declaração dos Deveres das Crianças. No final das sessões, os alunos do 5º e 6º ano, no âmbito da disciplina de Educação Musical cantaram a canção “Um mundo de sonhos” do Batatoon. A sala de convívio dos alunos foi decorada com vários “estendais” dos direitos das crianças.


Na Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro, a data foi comemorada com uma sessão para os alunos da escola, que contou com a presença de dois elementos da CPCJ de Terras de Bouro. Na sessão, os alunos do segundo ciclo cantaram a canção “Um mundo de sonhos” do Batatoon, que foi acompanhada por uma coreografia dos alunos do 6ºA. A sala de convívio dos alunos foi decorada com vários “estendais” dos direitos das crianças.


Jardim de Infância de Carvalheira


Jardim de Infância de Terras de Bouro


Jardim de Infância de Terras de Bouro (Grupo 3)


Jardim de Infância de Terras de Bouro (Grupo 4)



Jardim de Infância de Chorense


 

MOSTRA LITERÁRIA

     No mês de novembro, e para assinalar o centenário de José Saramago, as Bibliotecas Escolares tiveram em exposição obras da autoria do escritor.



CLUBE DE LEITURA “CORRE, CORRE… VAMOS LER”

    No mês de novembro, nas sessões do Clube de Leitura, foi apresentada a obra “Chiu, estou a ler!” de John Kelly, através de leitura em voz alta.

A exploração da história teve como tema “as personagens preferidas, dos alunos, nos livros”.

 Os alunos construíram um cartaz com as suas personagens favoritas.

 


BIBLIOFILME – “A árvore generosa”

        A equipa das Bibliotecas Escolares dinamizou, ao longo do mês de novembro, a atividade “Bibliofilme” para todos os grupos do Pré- Escolar do nosso Agrupamento de Escolas.

O filme apresentado foi “A árvore generosa”.



PROJETO 10 MINUTOS A LER - Estimular a criação de uma rotina de leitura

O projeto 10 Minutos a Ler é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura e tem objetivo principal contribuir para a promoção do gosto de ler, indispensável ao desenvolvimento de hábitos de leitura e à formação de leitores mais competentes.

                A iniciativa tem como destinatários os alunos do 2º, 3º ciclos e ensino secundário e o desafio é instituir no quotidiano das escolas a atividade diária da leitura por prazer.

                O projeto irá ser implementado, no nosso Agrupamento de Escolas, no início do segundo período letivo.

                Fica atento(a) às novidades!


Fonte: https://www.pnl2027.gov.pt/np4/10minutosaler.html


COMO FAZER UM TRABALHO ESCRITO?

(Formação de utilizadores)

A equipa da Biblioteca Escolar, ao longo do mês de novembro, dinamizou sessões de formação na área da literacia da informação - Como fazer um trabalho escrito?, para os alunos do 5º ano.

        O objetivo foi dotar os nossos alunos de conhecimentos e capacidades que os capacitem para o acesso, produção e uso crítico da informação e para a concretização de trabalhos escolares.



LEITURAS À SOLTA

     Nas sessões do mês de novembro, nas turmas A e B do 7º ano, foi realizada a leitura e exploração de excertos da obra “O Principezinho”, destacando excertos que abordam o tema da amizade. Os alunos redigiram textos de opinião sobre o conceito da amizade.



As sessões das turmas do 7º C e do 8º ano tiveram como ponto de partida o livro “A bicileta que tinha bigodes”, de Ondjaki. Aos alunos foi apresentado o livro e realizada a leitura, em voz alta, do primeiro capítulo. Os alunos assumiram o papel da personagem principal da história, e redigiram uma história que “lhes permitisse” ganhar o concurso e a bicicleta.


No mês de novembro foram, também, realizadas sessões para os alunos do 9ºA e 9ºB. Aos alunos do 9ºA foi apresentada e explorada a lenda do tambor africano. Depois da leitura deste conto e, em diálogo com os alunos, foi destacada a importância do tambor/batuque na cultura africana, nomeadamente a simbologia e importância da batucada nas principais cerimónias tais como nascimentos, casamentos, mortes, juntamente com danças rituais.


Na sessão do 9ºB, os alunos visualizaram um vídeo do youtube sobre a autora Maria Judite de Carvalho. De seguida, foi realizada a leitura em voz alta do poema “Castanhas assadas” e a sua exploração. A sessão foi concluída com a audição da música “O homem das castanhas” de Carlos do Carmo.



HORA DO CONTO / MOMENTOS DE LEITURA

        Ao longo do mês de novembro, a equipa das Bibliotecas Escolares proporcionou momentos de leitura para todos os grupos do Pré-escolar, para todas as turmas do segundo ciclo e para algumas turmas do primeiro ciclo (pois algumas turmas estiveram em confinamento).

                As histórias / livros apresentados foram bastante diversificados:

 “Adivinha quanto eu gosto de ti no Outono”, para os grupos do Pré-Escolar. Para as crianças do Jardim de Infância de Carvalheira, o momento de leitura foi realizado via Google Meet.



A magia da estrela do outono” para os alunos do 1ºA.


                               “O coelhinho branco” para os alunos do 1ºB.




                              “A ovelhinha preta” para os alunos do 2ºF.


    “Poemas da mentira e da verdade – A minha Casinha / O búzio” para os alunos do 3ºD.


                            “A princesa e a ervilha” para os alunos do 3ºG.


 

                “A lenda de São Martinho” para os alunos do 5ºA e 5ºB. Os alunos elaboraram lindas quadras alusivas ao dia de São Martinho.

 

“A minha capa é de nuvem – vida de São Martinho de Tours” para os alunos do 5ºC e 6ºC. Os alunos construíram um cenário, no espaço da Biblioteca Escolar, sobre o dia de São Martinho.


“O rapaz dos sapatos prateados”, para os alunos do 6ºA e B.




SER PROFESSOR. CONTAR COM A BIBLIOTECA ESCOLAR

 (Aprender com a BE)

No mês de novembro foram desenvolvidas algumas atividades no âmbito da iniciativa “Ser Professor. Contar com a BE”, que resulta do trabalho colaborativo e de articulação com o currículo entre a Biblioteca Escolar e os vários Grupos Disciplinares.

“Apresento-me online” 

 Em articulação com o Grupo Disciplinar de Inglês,  para os alunos do 5ºA e 5ºB.


Visita virtual ao Museu nacional da Imprensa e ao Museu da RTP

Em articulação com o Grupo Disciplinar de Português,  para os alunos do 6º ano.


“O universo dos planetas”

Em articulação com o Grupo Disciplinar de Físico-Química,  para os alunos do 7º ano.


“Para bom enetendedor, meia palavra basta”

 Em articulação com os Grupos Disciplinares de Filosofia, Sociologia e Psicologia,  para os alunos do 10º, 11º e 12º anos de escolaridade.