30/11/2021

LEITURAS À SOLTA

     Nas sessões do mês de novembro, nas turmas A e B do 7º ano, foi realizada a leitura e exploração de excertos da obra “O Principezinho”, destacando excertos que abordam o tema da amizade. Os alunos redigiram textos de opinião sobre o conceito da amizade.



As sessões das turmas do 7º C e do 8º ano tiveram como ponto de partida o livro “A bicileta que tinha bigodes”, de Ondjaki. Aos alunos foi apresentado o livro e realizada a leitura, em voz alta, do primeiro capítulo. Os alunos assumiram o papel da personagem principal da história, e redigiram uma história que “lhes permitisse” ganhar o concurso e a bicicleta.


No mês de novembro foram, também, realizadas sessões para os alunos do 9ºA e 9ºB. Aos alunos do 9ºA foi apresentada e explorada a lenda do tambor africano. Depois da leitura deste conto e, em diálogo com os alunos, foi destacada a importância do tambor/batuque na cultura africana, nomeadamente a simbologia e importância da batucada nas principais cerimónias tais como nascimentos, casamentos, mortes, juntamente com danças rituais.


Na sessão do 9ºB, os alunos visualizaram um vídeo do youtube sobre a autora Maria Judite de Carvalho. De seguida, foi realizada a leitura em voz alta do poema “Castanhas assadas” e a sua exploração. A sessão foi concluída com a audição da música “O homem das castanhas” de Carlos do Carmo.



Sem comentários:

Enviar um comentário