09/04/2013

WorkShop “Cuidados a ter com o Mar” pela UCC

No dia 9, às 14h30m, realizou-se no anfiteatro, o Workshop promovido pelas enfermeiras Marisa e Vânia dirigido para os alunos do 4º ano e 2º ciclo. Aqui foram abordados vários temas relacionados com o Mar, conceitos mais gerais, cuidados a ter e como prevenir certas situações.


 

Atividade "Palavras soltas"

As turmas do 4º ano aderiram e participaram na oficina de escrita "Palavras Soltas". Esta consistia em apresentar vários poemas, com o tema "MAR", já com palavras marcadas com cor diferente, que iriam ser substituidas por outras palvras diferentes. Os alunos foram divididos em grupos, os quais foram atribuidos diferentes tarefas: grupo 1- titulos de filmes, grupo 2-titulos de canções, grupo 3- titulos de telenovelas, grupo 4- titulos de desenhos animados, grupo 5-titulos de livros.






Desta forma, partindo de um pequeno poema, pretendeu-se que os alunos construissem um outro poema mas que dele derive e se relacione. a Atividade tinha como obejetivo principal educar o pensamento nos alunos, ajudando a construir a "ponte" necessária entre a rotina do dia a dia e a escrita/linguagem. Aqui vai uma pequena amostra:

Grupo 1:Mar Português de Fernando Pessoa
Substituição de palavras por títulos de Filmes
Ó mar salgado, á procura de Nemo,
O justiceiro de Portugal!
Missão impossível, quantas mães choraram,
Quantos filhos em piratas das caraíbas!

Quantas noivas 101 dálmatas
Para que idade do gelo, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.

Quem quer passar as aventuras de Sami
Tem que passar a Bíblia.
Deus ao mar a abelha maia deu,
Mas nele Aidi o céu.

Grupo 3 - Viver na Beira - Mar de
Fiama Hasse Pais Brandão, in “Três Rostos – Ecos”
Substituição de palavras por títulos de telenovelas
 
Nunca o mar foi Destinos Cruzados
quanto Páginas da Vida. Era eu
Filha do Mar. Quando o mar
no horizonte desaparecia e a Vingança
não tinha fim Doce Fugitiva
e o Espírito Indomável enfim
com a ordem, eu
havia Doce Tentação
e tão Louco Amor o mar.

O resultado foi supreendente e muito engraçado. Os poemas ficaram muito bonitos e super divertidos.

 

 
JORGE SERAFIM









SEMANA DA LEITURA - AUTORES/ESCRITORES CONVIDADOS

Durante a semana da leitura, o Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro, vai receber vários autores/escritores nas várias bibliotecas escolares.


 Nos dias 8 e 9 de abril, tivemos a honra de receber o escritor Jorge Serafim, que muito nos animou com as suas fantásticas histórias.



 
Este contador de histórias, no dia 8, realizou três sessões no Anfiteatro da Escola de Terras de Bouro, sendo duas para alunos (turmas do 4ºano e 2ºciclo)













e uma para Professores/Encarregados de Educação, por volta das 21horas. Apesar do frio que se fazia sentir e da chuva, a comunidade marcou a sua presença.











No dia 9, na biblioteca escolar de Rio Caldo a primeira sessão foi para os alunos do segundo ciclo da escola básica e secundária de Rio caldo; a segunda sessão para os alunos dos 3º e 4º anos das escolas do Gerês, Rio Caldo e Valdosende e a terceira sessão foi para os alunos do 3ºciclo da escola básica e secundária de Rio Caldo.
















 
No próximo dia, 11 de abril, vamos receber a escritora Julie Hodgson, que nos vem apresentar o livro "O Cartão da Biblioteca" em duas sessões. Este encontro tem como público alvo os alunos do secundário da escola básica e secundária de Terras de Bouro (com a colaboração das professoras Albertina Sousa de português e Adelaide Peixoto de inglês) e da escola básica e secundária de Rio Caldo, com a colaboração especial da professora de inglês Carla Oliveira, o qual aproveitamos desde já por agradecer a sua ajuda.

No dia 12 de abril, as turmas do 1º e 2º ano da EB1 de Terras de Bouro receberão a escritora Maria do Céu Nogueira por volta das 10h e 11h, respetivamente e, no período da tarde, por volta das 14h30m, na  biblioteca escolar da EB1/JI do Gerês, cujos destinatários são os alunos do 1º e 2º anos das escolas de Rio Caldo, Valdosende e do Gerês.