12/02/2013

Especial Hora do Conto


Peça de teatro “Os ciúmes”

A equipa da Biblioteca escolar vem por este meio lembrar/informar os docentes, que no dia 14 de Fevereiro, vai decorrer na sala de convívio, a apresentação de uma peça de teatro “Os Ciúmes”, pelas 10h20m.

Esta atividade, insere-se no âmbito da hora do conto, e conta com a participação das turmas do 5º, 6º, 7º, 10º,11º e 12º anos. Pretende-se também comemorar o dia dos namorados.

A equipa da biblioteca escolar agradece a vossa participação.
 

O Carnaval

O Carnaval é um período de pândega próprio dos costumes ocidentais. Este período é constituído pelos três dias que antecedem a quarta-feira de cinzas, no calendário religioso ocidental, em que se inicia o período de abstinência (jejum) da Quaresma, que tem a duração de 40 dias. Daí o nome de Carnaval, «adeus carne».
Em Portugal, utiliza-se também a designação de Entrudo, nome que recorda a entrada na Quaresma.  As suas raízes encontram-se nos velhos cultos romanos que celebravam o fim do Inverno e o começo da Primavera. A data do Carnaval varia de acordo com a data do dia de Páscoa.
          As comemorações do Carnaval estenderam-se para fora da Europa com a difusão do cristianismo. Ao longo dos tempos, o Carnaval foi sendo aproveitado para inúmeras brincadeiras, muitas delas troçando das autoridades, dos costumes e de certas personalidades. Batalhas de água, ovos e outras coisas são comuns nesta época, tornando este um período um pouco agitado. Já então era válido o ditado português: «É Carnaval, ninguém leva a mal!».
          O Carnaval é festejado tradicionalmente numa terça-feira - terça-feira gorda - com desfiles, máscaras e brincadeiras. Atualmente, as celebrações são muitas vezes grandes eventos organizados por associações ou mesmo pelos municípios.
          Em Portugal, as máscaras e brincadeiras permitem que homens, mulheres, ricos e pobres, façam crítica política e social, ao longo dos corsos em todo o país.
 
O nosso Agrupamento também organiza todos os anos um desfile de Carnaval em parceria com a Câmara Municipal de Terras de Bouro e Centros sociais de Souto e Covide. Os docentes e alunos, através de trajes coloridos, fantasias criativas, aproveitam este momento para mostrar à Comunidade os seus projetos de turma.
O Desfile será no dia 8 de fevereiro, no período da tarde.