27/05/2019

DIA DA BIODIVERSIDADE




CAMPANHA #FICAADICA SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA DIGITAL PARA JOVENS

     O Banco de Portugal lançou a campanha de educação financeira digital #ficaadica, que tem como objetivo sensibilizar os jovens para os cuidados a ter na utilização dos canais digitais.
     No âmbito da campanha foi publicada a brochura “5 dicas para ficares mais seguro on line”. A brochura encontra-se nas Bibliotecas Escolares do agrupamento, para utilização e consulta pelos alunos e professores, nomeadamente para as aulas de Educação para a Cidadania.

PROJETO TER + SUCESSO – OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE FANTOCHES

     No âmbito do projeto municipal Ter + Sucesso, os alunos do 3º e 4º anos de escolaridade da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro, participaram em oficinas para construção de fantoches.
     As oficinas realizaram-se nos dias 20 e 24 de maio, nas quais os alunos construíram fantoches de meia.
     A atividade realizou-se no seguimento da exploração da obra literária “Robertices” de
Luísa Dacosta.





PROJETO "LER E PARTILHAR... COM A COMUNIDADE”

     No âmbito da implementação do projeto "Ler e Partilhar... Com a Comunidade" (Projeto Ler + Jovem), no dia 21 de maio foi dinamizada uma sessão de leitura da história "A menina sábia" para os utentes do CAO de Souto.
     Na sessão realizou-se mais um momento de partilha de leitura, de motivação para os livros... e, acima de tudo, um momento de alegria para os utentes do CAO de Souto.

PLÁGIO E DIREITOS DE AUTOR

     O Dia do Autor Português comemora-se anualmente a 22 de maio.
     Com o propósito de homenagear o autor português e destacar a sua importância no desenvolvimento da cultura e do bem-estar da comunidade e da necessidade de respeitar os direitos de autor, a equipa da Biblioteca Escolar dinamizou sessões para os alunos do 6º ano.
     Nas sessões, os alunos foram alertados e sensibilizados para a necessidade de respeitarem os direitos de autor e evitarem o plágio.

PROJETO MUNICIPAL “TER + SUCESSO”

  Visita de estudo ao rio Homem, rio Cávado e Esposende

No dia 14 de maio, os alunos do 3º e 4º anos de escolaridade da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro, realizaram uma visita de estudo no seguimento da exploração da obra “O segredo do rio” de Miguel Sousa Tavares.
A visita de estudo teve como objetivo dar a conhecer aos alunos o rio Homem e o seu trajeto desde a Portela do Homem até a Esposende.
Foi um dia de muita alegria, aprendizagem e descoberta!