21/12/2021

 




CONCURSO “O QUE EU CONHEÇO DO NATAL?”

No mês de dezembro a equipa das Bibliotecas Escolares lançou o concurso “O que conheço do Natal?”.

Os alunos do 1º ciclo do nosso Agrupamento de Escolas aceitaram o desafio e participaram ativamente e com entusiasmo.

Brevemente, divulgaremos os resultados do concurso e os vencedores!



RECURSOS DOCUMENTAIS / DEZEMBRO de 2021

      Partilhámos um conjunto de recursos documentais, disponíveis na Biblioteca Escolar da tua escola, para utilização na Biblioteca Escolar ou para requisição domiciliária.





“UM MÊS… UM DVD”

 

Com o intuito de divulgar o conjunto de DVD´s disponíveis nas várias Bibliotecas Escolares do nosso Agrupamento de Escolas, no mês de dezembro, deu-se início à iniciativa “Um mês… um DVD”.

A divulgação ocorre aqui no blogue das Bibliotecas Escolares, mas também na sala de aula. Para isso, contamos com a colaboração dos Diretores de turma, professores de Geira e Apoio ao estudo e também dos professores em geral.

O DVD escolhido para este mês foi “Amigos improváveis”.

Podes visualizar aqui o trailer do filme e, claro, visualizar o filme completo no espaço da Biblioteca Escolar!



“SOU VOLUNTÁRIO DE LEITURA”

        Nos dias 15 e 17 de dezembro, um grupo de vinte “voluntários de leitura” das turmas A do 8º e 9º anos da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro e oito “voluntários de leitura” da turma 3ºG da Escola Básica de Rio Caldo, proporcionaram momentos de leitura, através da leitura de poemas de Natal, a todos as turmas das duas escolas.

Além da leitura dos poemas, os “voluntários de leitura” entregaram um marcador de livro a todos os alunos, professores e funcionários do nosso agrupamento de escolas.



BIBLIOFILME – “A todos um Shrek Natal”

     No mês de dezembro, a equipa das Bibliotecas Escolares dinamizou a atividade “Bibliofilme” para o grupo do Pré- Escolar da Escola Básica de Rio Caldo.

O filme apresentado foi “A todos um Shrek Natal”.



SER PROFESSOR. CONTAR COM A BIBLIOTECA ESCOLAR

 

(Aprender com a BE)

Ao longo do mês de dezembro o trabalho colaborativo e de articulação com o currículo entre a Biblioteca Escolar e os vários Grupos Disciplinares continuou e foram desenvolvidas algumas atividades no âmbito da iniciativa “Ser Professor. Contar com a BE”, que resulta do.

 

“Para bom entendedor, meia palavra basta” – Exposição sobre os direitos humanos e das mulheres

 em articulação com os Grupos Disciplinares de Filosofia, Sociologia e Psicologia,  para os alunos do 10º, 11º e 12º anos de escolaridade.


“Je connais les verbes”

                Em articulação com os Grupo Disciplinar de Francês,  para os alunos do 7ºC.

Tendo o aluno João Paulo Príncipe sido o vencedor da atividade realizada.


“Por um Natal e um Planeta mais verdes”

 Em articulação com os Grupo Disciplinar de Ciências Naturais e Prosepe,  para os alunos do 7º e 8º anos de escolaridade.



“Plasticologia marinha”

 Em articulação com os Grupo Disciplinar de Ciências Naturais,  para os alunos do 5º ano de escolaridade.



LEITURAS À SOLTA

    Nas sessões do mês de dezembro, e tendo presente a época natalícia que vivemos, nas sessões foi realizada a apresentação de um vídeo sobre a obra “O Pai Natal Verde” de Narciso Moreira.

    Tendo por base o livro, os alunos redigiram um conjunto de ações/gestos para tornarmos o Natal e o planeta Terra mais verdes. Os gestos/ações propostos pelos nossos alunos farão parte de um ebook que será construído para o efeito.



OFICINAS DE LEITURA E ESCRITA CRIATIVA COM ESTEFÂNIA SURREIRA

No dia 6 de dezembro, no âmbito do Projeto Municipal “Ter + Sucesso na Leitura e na Escrita, a contadora de histórias/professora Estefânia Surreira esteve presente na Escola Básica de Rio Caldo, onde realizou duas oficinas de leitura e escrita criativa para os alunos das turmas do 9º ano de escolaridade.

As sessões incidiram sobre dois contos tradicionais – “A raposa e o corvo” e “A esperteza da raposa”.



“OS PAIS / MÃES TAMBÉM GOSTAM DE LER”

        A professora bibliotecária lançou um desafio aos pais e mães dos nossos alunos do 2º ciclo.

Qual desafio?

Virem à escola realizar uma sessão de leitura para a turma do(a) seu (sua) filho(a).

O desafio foi aceite, de bom grado, e ao longo do mês de dezembro contamos com a presença de alguns pais/mães/avós que dinamizaram lindos momentos de leitura, nas turmas do 5º e 6º ano. Também contamos com a presença de uma mãe e uma avó, de alunos do sétimo ano de escolaridade, que quiseram juntar-se a esta iniciativa e realizaram sessões de leitura para as turmas do 7ºA e 7ºB.