05/11/2021

NOVIDADES LITERÁRIAS DO MÊS DE OUTUBRO

     Aqui estão as novidades que chegaram às Bibliotecas Escolares. Poderás requisitar para leitura na Biblioteca da tua escola e para leitura domiciliária.




IDEIAS DE LEITURA E ESCRITA

     Partilhamos as Ideias de Leitura e Ideias de Escrita para jovens do mês de Novembro, que são publicadas mensalmente pelo PNL.

    Para participares consulta o seguinte link:

                     https://www.pnl2027.gov.pt/np4/leituras?cat_leituras=desafios





LEITURAS À SOLTA

     As sessões “Leituras à solta” foram realizadas para todas as turmas do 7º e 8º ano e tiveram por base o tema do MIBE 2021 – Contos de fadas e contos tradicionais do mundo.

    Nas turmas do 7ºA e B foi apresentado o conto “Clarinha” recolhido por Teófilo Braga e os alunos realizaram o reconto escrito do referido conto.

    Na turma do 7º C, num primeiro momento foi apresentado em leitura em voz alta o conto inglês “João e o feijoeiro mágico”, e de seguida os alunos recontaram o conto por palavras suas.


        Na sessão dos alunos do 8ºA, os alunos procederam à leitura do conto árabe “Os dois amigos” e elaboraram um reconto do referido conto.


    Na turma do 8ºB, foi apresentada a lenda alemã “O flautista de Hamlin” e os alunos elaboraram um resumo do conto.

Nas turmas do 8ºC e D, os alunos realizaram inicialmente a leitura de contos de autores portugueses e estrangeiros. Após a leitura, redigiram um resumo do conto e procederam à partilha oral dos textos produzidos.

BIBLIOFILME

     A equipa das Bibliotecas Escolares proporcionou, no mês de outubro, a atividade “Bibliofilme” para as crianças do Pré- Escolar de Terras de Bouro.

    O vídeo apresentado foi alusivo ao Halloween e foi oferecido às crianças um (a) fantasminha.

    No mês de Novembro a atividade vai, começar a ser, realizada para todos os grupos do Pré-Escolar do nosso agrupamento.




OFICINAS DE LEITURA E ESCRITA CRIATIVA DE CONTOS TRADICIONAIS

         No âmbito do Projeto Municipal “Ter + Sucesso na Leitura e na Escrita, no dia 29 de outubro realizaram-se sessões para os alunos do 7ºA e B da Escola EB/S de Terras de Bouro, sobre contos tradicionais portugueses pela contadora de histórias, Estefânia Surreira.

        As oficinas iniciaram-se com a narração do conto tradicional “A esperteza da raposa”. Inspirados no conto, os alunos tiveram de imaginar novos obstáculos, novos desafios para a raposa e as formas de os ultrapassar. No momento final, os alunos partilharam os textos produzidos, através da leitura em voz alta.



PROGRAMA LEITURA EM FAMÍLIA

     No mês de outubro iniciou-se a implementação das iniciativas “Leitura Em Vai e Vem” junto das crianças do Pré-escolar e da iniciativa “Já sei ler” junto dos alunos do 1º ciclo.

    “Reconhecendo a proximidade que os educadores e professores têm com as famílias, o PNL2027, através dos Programas Leitura em Vai e Vem e Já Sei Ler, convida-os à leitura diária com as crianças, a diversificar as obras disponíveis, a selecionar textos infantis de qualidade, a escolher outras que lhes agradem e que as incentivem, entusiasmem e ajudem a realizar um percurso evolutivo de leituras.” (in, PNL).

    Estas iniciativas pretendem o envolvimento das famílias na promoção do gosto pelos livros e pela leitura junto dos seus educandos, quer do pré-escolar, quer do 1º ciclo. As educadoras, os professores titulares de turma e a equipa das Bibliotecas Escolares, em conjunto, incentivam e promovem a requisição domiciliária do fundo documental junto dos alunos.



SER PROFESSOR. CONTAR COM A BIBLIOTECA ESCOLAR

     O trabalho colaborativo e de articulação com o currículo, desenvolvidos pela Biblioteca Escolar, no âmbito da iniciativa “Ser Professor. Contar com a BE”, continua a ser realizado.

No mês de outubro foram desenvolvidas várias atividades no âmbito do “Aprender com a BE”:

“Apresento-me online”

Em articulação com o Grupo Disciplinar de Inglês, para os alunos do 5ºC.


“Vamos navegar nos Descobrimentos”

Em articulação com o Grupo Disciplinar de História, para todos os alunos do 8º ano de escolaridade.


“Jornalista por um dia”

Em articulação com o Grupo Disciplinar de Português, para todas as turmas do 5º ano de escolaridade.


“Uma biografia”

Em articulação com a docente de Português, para os alunos do 7ºB.



“Vamos explorar o Pordata / Um olhar pela demografia de Terras de Bouro”

Em articulação com a docente de Geografia, para os alunos de Geografia A, do 10º ano.



"Visita virtual ao Museu Nacional da Imprensa e ao Museu da RTP"

Em articulação com o Grupo Disciplinar de Português, para os alunos do 6º ano.



MOSTRA LITERÁRIA

     No mês de outubro e para assinalar o tema do MIBE 2021, “Contos de fadas e contos tradicionais do mundo”, as Bibliotecas Escolares tiveram em exposição algum do seu fundo documental sobre contos de fadas e contos tradicionais.



OS JORNAIS EM SUPORTE PAPEL ESTÃO DE VOLTA NA TUA BE!

    No espaço físico das Bibliotecas Escolares, do nosso agrupamento, já podes consultar e ler os jornais.

    Dentro de breve chegarão as revistas.

Visita-nos!



HORA DO CONTO / MOMENTOS DE LEITURA

     A equipa das Bibliotecas Escolares proporcionou, ao longo do mês de outubro, momentos de leitura para todos os grupos do Pré-escolar e para todas as turmas do primeiro e segundo ciclos.

    As histórias / livros apresentados foram bastante diversificados:

    “Os três porquinhos”, para os grupos do Pré-Escolar. Para as crianças do Jardim de Infância de Carvalheira, o momento de leitura é realizado via Google Meet.

“A menina que não gostava de fruta” para os alunos das turmas 1ºA, 1ºB, 1ºH e 2ºF.



“O menino que não gostava de ler” para as turmas 2ºC e 3ºG.



“Adivinha quanto eu gosto de ti no Outono” para os alunos da turma 3ºD.




“A fuga da ervilha” para os alunos do 4ºE.



“O leão e o ratinho” para os alunos do 5ºA e 5ºB.



Eis alguns exemplos das bonitas ilustrações elaboradas pelos alunos.


Conto de Grimm “Irmão e irmã”, para os alunos do 6ºA e B.



Conto de Grimm “Os sete corvos”, para os alunos do 5ºC e 6ºC.



As sessões de hora do conto contribuíram para proporcionar momentos de leitura aos nossos alunos e, também, para despertar o gosto pelos livros e pela leitura.

OUTUBRO 2021: MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

         Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas. Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro (este ano, dia 25 de outubro).


    O tema do MIBE 2021 foi "Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo". E no nosso agrupamento de escolas, as Bibliotecas Escolares dinamizarem atividades relacionadas com a temática:

    - sessões de leitura do conto tradicional “Os três porquinhos” para as crianças do pré-escolar.

    - sessões de leitura do conto “O leão e o ratinho” para os alunos do 5ºA e 5ºB.; do conto de Grimm “O irmão e a irmã” para os alunos do 6ºA e 6ºB; do conto de Grimm “Os sete corvos” para os alunos do 5ºC e 6ºC. No final destas sessões os alunos realizaram o reconto escrito dos contos apresentados.

- concurso “Descobre o conto” para todas as turmas do 1º ciclo.

- recolha de contos, lendas e tradições do concelho de Terras de Bouro, para publicação de um livro pela Câmara Municipal.

- leitura e exploração de contos do mundo pelas turmas do 7º e 8º anos de escolaridade.

DESCOBRE O CONTO

         No âmbito das atividades de comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares foi promovido o concurso “Descobre o conto” para todas as turmas do 1º ciclo.

        Os alunos, em equipas, tiveram como desafio a identificação de vários contos tradicionais, tendo por base a leitura de pequenos excertos dos referidos contos.

        As equipas vencedoras foram: Soraya, Mafalda e Beatriz do 1ºA; Leonor, Juliana, Laura, Armando, Vitória, Luana, Núria, Rute e Maria do 1ºB; Guilherme, Lourenço, Miguel e Gabriel do 1ºH; Nicole, Tiago, Sara e Luciana do 2ºC; Diego, Luísa, Ryan e Hugo do 2ºF; Renata, Maria, Miguel e Rodrigo do 3ºD; Pedro, Diogo, Duarte e Eduardo do 3ºG; Diogo, João, Martim e Guilherme do 4ºE.

        A atividade contribuiu para a promoção da leitura, para o conhecimento de alguns contos tradicionais e para o trabalho colaborativo entre os alunos.



CLUBE DE LEITURA “CORRE, CORRE… VAMOS LER

        O Clube de Leitura tem como destinatários os alunos do 1º ciclo da Escola Básica de Rio Caldo. No mês de outubro foi apresentada a obra “Não faz mal ser diferente” através de leitura em voz alta e realizada a sua exploração. Os alunos identificaram atitudes corretas e incorrectas, com as quais construíram um cartaz.


15ª EDIÇÃO DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

         O CNL tem como objetivo estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários os alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade, divididos em 4 faixas etárias de acordo com os diferentes ciclos de ensino (1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo e Secundário).

Já estão abertas as inscrições. Inscreve-te junto do(a) teu (tua) professor(a) de Português ou na Biblioteca da tua escola!


À DESCOBERTA DA BIBLIOTECA ESCOLAR

        Os alunos do 1.º ciclo da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro e os alunos do 5.º ano do nosso agrupamento foram recebidos nas suas Bibliotecas Escolares, pela respetiva equipa, que lhes apresentou as regras destes espaços e deixou uma importante mensagem de apelo à importância de serem leitores ativos e frequentadores assíduos e responsáveis do espaço das Bibliotecas Escolares.

No final das sessões dos alunos do 5º ano foi realizado um concurso com questões sobre as regras apresentadas. Os vencedores foram: Cristiana Amaro, Luciana Dias, Rui Martins e Cristiano Pacheco do 5ºA; João Rafael Arantes, Inês Soares Oliveira, Maria Martins, Dania Miguel Silva e Carolina Antunes do 5ºB; Bernardo Carvalho, Dylan Sousa e Luana ferreira do 5ºC.