14/06/2012

Dia do Autor Português II

Nós por cá celebramos o dia do Autor Português com a visita de um ilustre autor terrabourense por forma a divulgá-lo a públicos diferentes, crianças e idosos, esse autor foi o Sr. Dr. Manuel da Silva Martins. Natural da freguesia de Gondoriz que se viu obrigado a abandonar a terra natal muito cedo, com apenas 11 anos, e a procurar sustento noutro local. Foi em Lisboa que realizou toda a sua vida profissional, regressando a Gondoriz na situação de aposentado.

Nesta fase da sua vida onde a sabedoria e a experiência o forçam a iniciar todo um trabalho de registo para que factos, acontecimentos e tradições não se percam para sempre. Ele centra o seu estudo na freguesia de Gondoriz e fez a história da sua freguesia.

Para este trabalho ouviu, investigou e acima de tudo viu e sentiu, isto é VIVEU!

Por aqui o Dia do Autor Português foi de partilha, isto é o Dr. Manuel da Silva Martins partilhou connosco, alunos do 4º ano, e com os idosos do nosso concelho, o fruto da sua obra.

O Dia do Autor Português por aqui é todos os dias porque ouvir, pesquisar e escrever acontece todos os dias.

Na nossa missão de aprender/descobrir também quisemos marcar este dia tão especial apresentando através de desenho/ilustrações e reconto oral de duas lendas fruto da recolha efectuada mas nossas freguesias e oferecendo aos presentes canetas recicladas alusivas a este dia. Ao autor oferecemos um quadro pintado com motivos dos “Lenços dos Namorados” e quadras de agradecimento.

O Dia do Autor Português por aqui foi interessante, agradável, estimulante e aliciante na medida em que queremos preservar a história das nossas freguesias, sejam elas orais ou escritas. Esperemos que o bichinho que contagiou o Sr. Dr. Manuel da Silva Martins também nós tenha contaminado a nós.
Terras de Bouro, 23 de maio de 2012
Texto coletivo, realizado pelos alunos do 4º H


 



Sem comentários:

Enviar um comentário