05/06/2012

As TIC e a aprendizagem no Jardim de Infância

A par dos livros, as tecnologias de informação e comunicação (TIC) ocupam atualmente na sociedade um papel importante no desenvolvimento e sustentação da qualidade de vida das pessoas. Diariamente, crianças, jovens e adultos são imersos em ambientes computacionais – por exemplo, através da televisão e de jogos interativos, do acesso a redes de comunicação disponíveis com custos cada vez menores, em atividades profissionais e no lazer.

Desta forma, a Biblioteca tem procurado promover e integrar os avanços tecnológicos nas atividades escolares e na sua missão, tal como acontece com todos os recursos que habitualmente se usa nas aulas (livros, fichas de trabalho, lápis, etc.). Porém, essa “naturalização” dá-se progressivamente, passo a passo, e requer o reconhecimento da utilidade das TIC na atividade docente, o reconhecimento de que o uso das TIC tem um sentido transformador em algumas práticas letivas. Atendendo a este facto, os Jardins de Infância do Agrupamento, desde o início do mês de maio têm-se deslocado, uma vez por semana, à biblioteca do Centro Escolar para contactarem e manipularem os computadores.

As Educadoras aproveitam pedagogicamente tal oportunidade, fazendo-a reverter positivamente a favor das aprendizagens dos alunos. Isto não significa apenas integrar os computadores em atividades mas inclui também procurar criar ambientes de aprendizagem estimulantes, abertos, que apelem à autonomia e responsabilidade dos alunos e ao assumir um papel ativo.

A BE oferece um bom número de computadores com ligação à internet.

Na opinião das educadores, as atividades semanais no computador estão a ter um impacto bastante positivo nas crianças, ou seja, verifica-se um reforço no desenvolvimento da concentração, das capacidades matemáticas e da autonomia.

 
 
 

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