24/01/2020

SER PROFESSOR. CONTAR COM A BIBLIOTECA ESCOLAR (Aprender com a BE)


“Histórias com Matemática”

  No âmbito do Aprender com a BE, os alunos do 2º ciclo participaram na atividade “Histórias com Matemática”.  A atividade foi dinamizada em articulação com as professoras de Matemática do 2º ciclo, no início do mês de janeiro.
Os alunos foram à Biblioteca Escolar, onde foi realizada a leitura em voz alta das histórias “Sejam racionais” (para o 5º ano) e “O racismo entre as figuras geométricas” (para os alunos do 6º ano) e, de seguida, foram exploradas as histórias e os alunos realizaram atividades matemáticas sobre os conteúdos abordados nas histórias.
 A atividade contribuiu, inequivocamente, para a implementação do trabalho colaborativo entre a Biblioteca Escolar e as professoras de Matemática e, igualmente, entre os alunos. Por outro lado, possibilitou aos alunos a descoberta de que também existem histórias com matemática e a consolidação de conhecimentos matemáticos de forma divertida!






“Redes sociais: comunica em segurança”

O trabalho articulado entre a disciplina de TIC e a Biblioteca Escolar, traduz-se na construção, pelos alunos do 8º ano, de dicas para a utilização segura das redes sociais e da internet.
As dicas estão a ser elaboradas em contexto de sala de aula em TIC e posteriormente as dicas serão afixadas no espaço das Bibliotecas Escolares e nas escolas durante o mês de fevereiro, a propósito do Dia da Internet Segura.
A atividade está a possibilitar, aos alunos, a reflexão sobre a necessidade da utilização segura e responsável da internet e das redes sociais e a utilização de ferramentas e conhecimentos adquiridos nas aulas de TIC.






Sem comentários:

Enviar um comentário