25/06/2021

HORA DO CONTO - mês de Junho

       No mês de junho, a equipa das Bibliotecas Escolares, proporcionaram mais uma vez sessões de leitura, a todos os alunos do pré-escolar, do primeiro e segundo ciclos.

Não faz mal ser diferente” para as crianças do Pré-Escolar da EB do Gerês, EB de Rio Caldo, de Moimenta, Chorense e Carvalheira. Além da apresentação e exploração da história, as crianças aprenderam uma canção relacionada com o tema da história.



O elefante cor-de-rosa” de Luísa Dacosta, para os alunos do 1º e 2º anos de escolaridade do agrupamento. A leitura do livro foi realizada com o recurso a um elefante construído para o efeito.

No final das sessões, os alunos resolveram uma “sopa de letras” e elaboraram uma ilustração da história.


Felismina cartolina e o João papelão” de Pedro Seromenho, para os alunos do 3º e 4º anos de escolaridade do agrupamento. No final da apresentação da história, foi explorada a mesma, com enfoque para a necessidade de preservarmos o meio ambiente, através da separação do lixo e colocação nos respetivos ecopontos.

Os alunos, também, elaboraram ilustrações sobre a personagem da história – a Felismina cartolina.



A princesa da chuva” de Luísa Ducla Soares, para os alunos do 3ºE, da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro. Após a leitura e exploração da história, os alunos procederam à decoração da princesa.



O menino que não gostava de ler”, Susanna Tamaro para os alunos do 5º ano. Foi concluída a leitura e exploração da obra.


ET – o extraterrestre”. Na sessão de hora do conto, os alunos do 5ºC visualizaram o filme e, posteriormente, realizaram um Kahoot sobre o filme.


O rapaz dos sapatos prateados” de Álvaro Magalhães para os alunos do 6ºA e 6ºB. Foi concluída a leitura e exploração do livro.

A sessão na turma do 6ºC consistiu na realização de atividades práticas sobre os contos/ autores que foram abordados ao longo do ano: leitura de parágrafos,  cartas ao autor, desenhos, textos de opinião....



Sem comentários:

Enviar um comentário