25/02/2022

LEITURAS E ESCRITAS SOLTAS…

 Nas sessões do mês de fevereiro foram dinamizadas atividades de leitura e escrita criativa, que contribuíram para a melhoria das competências leitoras e de escrita dos nossos alunos.

                Com as turmas do sétimo ano de escolaridade foi realizada a oficina de escrita “Os versos voadores”, na qual os alunos construíram e partilharam, através da leitura em voz alta, alguns versos.

                Alguns exemplos:

                A amizade é uma flor que mora numa montanha da vida.

O amor misterioso é a ponte que mora na margem de todos.

                A felicidade é o sol que mora no centro da vida.

                A brincadeira colorida é a criança que mora na casa da música.

               

Nas turmas de oitavo ano de escolaridade foi realizada um desafio de escrita, que teve por base um conjunto de questões que foram distribuídas aleatoriamente por cada aluno. No final, todos os alunos realizaram a leitura da sua resposta.

                Alguns exemplos:

SE TE DESSEM 1000€ O QUE FAZIAS COM O DINHEIRO? “Eu ia usando conforme quisesse. Eu nunca gastaria tudo de uma vez, só se fosse para viajar”.

SE SÓ PUDESSES FICAR COM UM DOS TEUS OBJETOS QUAL ESCOLHIAS? Eu levava a caixa do telefone com tudo lá dentro, porque assim poderia entreter-me, aprender, estudar e trabalhar.

SE PUDESSES MUDAR UMA COISA NA TUA FAMÍLIA, O QUE MUDARIAS? Faria com que a família tivesse mais vezes junta e que se fizessem mais festas, encontros, jantares, …

                NA ESCOLA, QUEM É A PESSOA QUE TENS MAIS VONTADE DE VER TODOS OS DIAS? É o meu “amigo próximo”, porque não o vejo muitas vezes, não falo muitas vezes com essa e até tenho muitas saudades de estar com essa pessoa. Porque essa pessoa transmite-me um pouco de amor e carinho.


Nas sessões do nono ano de escolaridade, o ponto de partida foi a crónica "Um silêncio refulgente" de António Lobo Antunes. A atividade contemplou diversos momentos: conhecimento do autor da crónica, antecipação do conteúdo da crónica através do título “Um silêncio refulgente”, audição e visualização do vídeo da canção “Viagem” de Tiago Bettencour e associação da mesma ao título da crónica a explorar, leitura silenciosa, resolução de um conjunto de questões propostas e, ainda, impressões dos alunos sobre o texto abordado.



Sem comentários:

Enviar um comentário