22/03/2016

SEMANA DA LEITURA "ELOS DE LEITURA" - "TODOS A LER"

- "Todos a Ler!" (todas as turmas, do Pré-escoar ao 12º ano, leram em voz alta no dia 14 de março pelas 9:15 h o texto "O sábio e o aprendiz". Foi um gesto simbólico para que toda a comunidade escolar realizasse um breve momento de leitura.



“Todos a Ler na Escola” – 14 de março às 09:15h 

O Sábio e o Aprendiz 

Um dia, numa bela manhã de sol... Um aprendiz muito interessado procura o seu sábio e pergunta-lhe:
 - Mestre, qual é o significado da amizade?
 O mestre aponta-lhe três árvores visíveis de onde se encontravam e responde:
 - Observa estas três árvores. São diferentes: numa há flores bonitas e perfumadas; noutra, vemos os frutos que chegam a dobrar os seus galhos; e na última há somente folhas misturadas numa variedade de cores.
 Os dois, o sábio e o aprendiz, subiram então a um penhasco de onde podiam ter uma visão panorâmica e o mestre perguntou ao seu aprendiz:
 - O que vês aqui de cima?
 - Vejo apenas que estas árvores cresceram próximas e independentes, porém as suas copas fundem-se, produzindo uma única sombra. – respondeu o aprendiz.
 O mestre concluiu, então:
 - Esse é o verdadeiro significado da amizade: diferenças que crescem juntas, mas que quanto maiores, mais próximas ficam, produzindo na força da união uma única “sombra”, um único abrigo, um pomar onde se recuperam as forças e um consolo para os olhos, para a alma e para o coração.
 Os amigos são como árvores diferentes, mas que crescem próximas; quanto mais crescem, mais se unem, refletindo uma única força, uma nova descoberta a cada encontro; é como a sombra que se expande quando as copas das árvores se aproximam.

                                                                                 Adaptado de : http://encontos.webnode.com.br/products/o-sabio-e-o-aprendiz/ 

Sem comentários:

Publicar um comentário