04/12/2017

BIBLIOTECA ESCOLAR: PARCEIRA DA COMUNIDADE/INSTITUIÇÕES

FÁBULA "O RATO DA CIDADE E O RATO DO CAMPO"      

        No dia 30 de maio, no âmbito do projeto "Ler e Partilhar... Com a Comunidade" realizou-se, mais uma vez, uma atividade de leitura para os utentes do CAO de Souto.
       Foi apresentada a fábula "O rato da cidade e o rato do campo", a partir da qual foi explorada a temática dos modos de vida no campo e na cidade.
       E desta forma bem lúdica concluiu-se as atividades no âmbito do projeto "Ler e Partilhar... Com a Comunidade" (Projeto Ler + Jovem).






SEGURANÇA RODOVIÁRIA

        As Bibliotecas Escolares em colaboração com a Escola Segura e a Unidade de Cuidados Continuados de Terras de Bouro, levaram a cabo nosd ias 24 e 25 de maio sessões alusivas à segurança rodoviária.

        Os destinatários das atividades foram os alunos do 6º e 7º anos de escolaridade.



    ENCONTRO INTERGERACIONAL

        No dia 8 de maio a Biblioteca Escolar dinamizou a atividade "Encontro Intergeracional", no âmbito do projeto Ler +Jovem, com a qual envolveu mais uma vez a comunidade local.
        A atividade teve como destinatários os utentes do Centro Social e Paroquial de Vilar da Veiga,  Centro Social e Paroquial de Rio Caldo,  Centro Social e Paroquial de Covide e Centro de Solidariedade Social de Valdosende.
        Na atividade foi apresentado um teatro de fantoches "Miguel sarapintas e o pinto de três patas" (por alunos do 9º ano), danças de aeróbica (alunas do 5º e 8º ano) e momentos musicais (aluna do 8º ano).








CONHECER PARA PROTEGER

As Bibliotecas Escolares em parceria com a  Escola Segura da Póvoa de Lanhoso, promoveram sessões " Conhecer para Proteger – Segurança na Internet", para os alunos do 5º ano, nos dias 6 e 27 de fevereiro.

        Nas sessões os alunos foram alertados para os perigos associados à internet e conheceram algumas das regras fundamentais para uma navegação segura pelo mundo virtual.




AS DEPENDÊNCIAS...

 Nos dias 24 e 30 de novembro as enfermeiras da Unidade de Cuidados à Comunidade de Terras de Bouro dinamizaram sessões, para os alunos do ensino secundário do Agrupamento, alusivas às dependências - drogas, tabaco e álcool, no âmbito do Dia Mundial da Sida.
      Nas sessões também foi abordada a questão das doenças sexualmente transmissíveis, como a Sida.
      O recurso a vídeos e aos jogos "Segue as minhas instruções" e "Jogo do risco" foram as estratégias utilizadas pelas enfermeiras e que contribuíram para a formação e sensibilização dos nossos alunos.


ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E HIGIENE ORAL - SESSÕES PARA OS PAIS / EE

Nos dias 3 e 7 de novembro realizaram-se sessões de sensibilização, alusivas à alimentação saudável e à higiene oral, para os pais/encarregados de educação dos alunos do Pré-escolar e do 1º ciclo das várias escolas do Agrupamento de Escolas.
       As sessões resultaram do trabalho colaborativo da Biblioteca Escolar com a Unidade de Cuidados à Comunidade de Terras de Bouro.
       Obrigada a todos os pais/encarregados presentes nas sessões. De certeza que saíram delas bem mais informados!



O FOLCLORE VAI À ESCOLA

As Bibliotecas Escolares do nosso agrupamento de escolas continuam a estabelecer e a reforçar as relações com o exterior, nomeadamente com entidades locais.
A Associação Sociocultural e Desportiva de Valdosende-Paradela apresentou o seu projeto "Despertar tradições" com a dinamização da sessão "O folclore vai à escola" para os alunos da Escola Básica de Rio Caldo no dia 2 de novembro, e no próximo dia 10 de novembro para os alunos do 5º ano da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro.
O Despertar Tradições insere-se no âmbito do Programa EDP Tradições 2016-2018.
Este projeto tem como principal objetivo   "Recolher, Preservar e Divulgar Tradições de Terras de Bouro".
Estiveram expostos vários trabalhos sobre as tradições, elaborados pelos meninos e meninas do Pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro e Centro de Valências de Moimenta, réplicas de peças de vestuário (coletes, camisas, blusas, toalhas águas mãos, lenços dos namorados), bem como os trajes do Rancho Folclórico, traje de noiva e noivo, trajes domingueiros e trajes de trabalho. 
Os oradores explicaram os trajes e sensibilizaram os participantes para a importância das tradições. 
No final, decorreu um pequeno momento musical, música tradicional portuguesa, a pedido dos vários alunos que estavam presentes.
Que as tradições em Terras de Bouro nunca acabem. Um bem-haja à associação pelo trabalho que tem desenvolvido. Parabéns!







Sem comentários:

Publicar um comentário