07/11/2018

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - Fase escolar

      Este ano letivo decorre a 13ª edição do Concurso Nacional de Leitura 2018/2019. 
      O Concurso tem como objetivo a promoção da leitura junto da população escolar de todos os níveis de ensino.
       Aqui ficam as informações relativas à Fase Escolar:



                 
           CONCURSO NACIONAL DE LEITURA – 13ª Edição – 2018/2019
                            OBRAS PARA A FASE ESCOLAR

1º ciclo (3º e 4º ano):
Contos “O livro que falava com o vento” e “O rato de Alexandria” do livro “O livro que falava com o vento e outros contos” de José Jorge Letria.

2º ciclo:
Contos “A rã Felisbela” e “Nove vezes nove? Oitenta e um, sete macacos e tu és um” do livro “Histórias à solta na minha rua” de António Torrado.

3º ciclo:
Contos “História da Gata Borralheira” e “O silêncio” do livro “Histórias da terra e do mar” de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Secundário:
Contos “Jorojão vai embalando lembranças” e “Noventa e três” do livro “Estórias Abensonhadas” de Mia Couto.

           CONCURSO NACIONAL DE LEITURA – 13ª Edição – 2018/2019
                            DATAS DA FASE ESCOLAR

6 de dezembroProva escrita para os alunos da Escola Básica de Rio Caldo, Escola Básica do Gerês e Escola Básica nº1 de Rio Caldo.
Escola Básica de Rio Caldo – ao longo do dia, em horário a definir.
Escola Básica do Gerês e Escola Básica nº1 de Rio Caldo – 11:00 horas

7 de dezembroProva escrita para os alunos da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro (incluindo os alunos do Centro Escolar).
3º e 4º ano – 11:00 horas
2º ciclo, 3º ciclo, secundário – ao longo da manhã, em horário a definir.

10 de dezembroProva oral para todos os alunos do Agrupamento (o melhor aluno de cada turma), que realizar-se-á na Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro, durante a manhã. Nesta prova estará presente um Júri, constituído por professores de Português, que selecionarão os alunos que irão representar o Agrupamento de Escolas na fase seguinte do concurso.
A prova oral consistirá no seguinte:
- leitura de três parágrafos de um dos contos que leu;
- questão de argumentação sobre um dos contos;
- criação de uma pequena história tendo por base um objeto apresentado.


A professora bibliotecária,
Teresa Manuela Silva

Sem comentários:

Publicar um comentário