25/03/2019

BIBLIOTECA ESCOLAR: PARCEIRA DOS DEPARTAMENTOS E DOS PROJETOS

 No dia 20 de março realizou-se uma atividade de articulação da Biblioteca Escolar com o departamento curricular do Pré-Escolar.
        A atividade consistiu num encontro com a contadora de histórias Estefânia para as crianças do pré-escolar do JI de Terras de Bouro, JI de Chorense e JI de Carvalheira. A história apresentada foi “O jardim das borboletas”, de forma a irem de encontro ao projeto do pré-escolar – SOS Floresta.

Smith

OFICINA DE LEITURA E DE ESCRITA "A FADA ORIANA"

 No seguimento das atividades da Semana da Leitura 2019 e da comemoração do centenário do nascimento da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen, realizou-se a oficina de leitura e de escrita da obra "A Fada Oriana" no dia 20 de março.
      A atividade foi realizada pela contadora de histórias Estefânia Surreira e os destinatários foram os alunos do 5º ano da Escola EBS de Terras de Bouro.
      Na oficina foi apresentada a obra e realizada a leitura de um excerto da mesma. De seguida, os alunos escreveram textos, dando uma continuidade diferente à história. Após a conclusão dos textos, os alunos procederam à leitura em voz alta dos textos que produziram.
      O interesse dos alunos e a qualidade dos textos produzidos demonstram que a oficina foi uma mais-valia e mais um momento de aprendizagem para os nossos alunos!

“OS PAIS TAMBÉM GOSTAM DE LER”

     O envolvimento dos pais / encarregados de educação na dinamização de atividades de promoção da leitura continua! No dia 22 de março a mãe (D. Ana) do alauno José Cunha do 1º ano dinamizou um momento de leitura para os alunos do 1º e 2º ano da Escola EBS de Terras de Bouro. A sessão de leitura incidiu sobre o livro "A viagem da sementinha" e foi realizada pela mãe e pelo próprio filho.        Além disso, a mãe também apresentou uma canção sobre a Primavera. Foram momentos de muita atenção, aprendizagem e alegria!




TEATRO “OS PIRATAS”


          No dia 20 de março, no âmbito do projeto Ter + Sucesso, os alunos do 6º ano do agrupamento de escolas de Terras de Bouro, foram ao teatro… ou melhor, a companhia de teatro Educa veio ao encontro dos alunos.
         A peça apresentada foi uma adaptação da obra da Educação Literária “Os Piratas” de Manuel António Pina e proporcionou aos alunos uma visão geral da obra e uma melhor compreensão da mesma.