21/03/2012

O Zé das Moscas

"O Zé das Moscas" (obra do PNL) desenhado pela turma do 4º H.








Semana da leitura

No dia 19 de Março as crianças do Centro Solidariedade Social de Valdozende, deslocaram-se à biblioteca escolar da escola de Rio Caldo para assistirem à hora do conto. Dando início à semana da leitura foi apresentado um teatro de fantoches "Os Livros", duas histórias alusivas ao dia do pai " O meu pai é o maior" e "P de pai", e foi cantada uma música alusiva ao dia.

No final, as dinamizadoras da atividade, Ana Isabel e Cristina Barbosa, ofereceram um chocolate e um pequeno postal sobre o dia do pai a todas as crianças.
 
 



Semana leitura… 3º dia

No “Dia Mundial da Poesia” foi colocado o “estendal literário” com poemas em francês, em inglês e em português, produzidos pelos alunos e em colaboração com o departamento de línguas. 

O professor Manuel Adelino e os seus alunos deram voz à poesia, declamando poemas e mostrando várias imagens alusivas ao tema “liberdade” e “solidariedade”. Foi um momento informativo que impressionou todos os presentes, nomeadamente as imagens alusivas ao holocausto.

Posteriormente, desenvolveu-se a oficina da poesia, na BE, onde as turmas do 5º B e C elaboraram um “poema ladrão” através usam enxertos de vários poemas. Os textos construídos foram lidos pelos elementos da equipa, Cristina Martins e Carla Carvalho, ao som de música de fundo, para os alunos participantes na atividade. No final, a professora Sónia Coura, acompanhada à viola pelo professor João Ferreira, cantou “A pedra filosofal”. Foi um momento agradável e inesquecível, enriquecido pela colocação dos poemas no “estendal literário” pelos professores de Língua Portuguesa das turmas B e C do 5º Ano.

Para assinalar o “Dia mundial da poesia”, a professora Fernanda Oliveira, do Gerês, enviou-nos um poema da sua autoria.
Neste dia da leitura
Dedicado à poesia,
Faço versos, sai poema
De amor e de alegria,
Brinco com as palavras
Num carrossel de aventura
e de enorme fantasia.
Fernanda Oliveira - Gerês