30/05/2016

TEATRO DE FANTOCHES


O tema do projeto dos alunos do Pré-Escolar é a água. Nesse sentido, a equipa das Bibliotecas Escolares apresentou um teatro de fantoches alusivo aos problemas ambientais e às medidas de preservação ambientais e às medidas de preservação ambiental.

A apresentação decorreu nos dias 17 e 18 de maio e as crianças do Pré-Escolar, de uma forma divertida, puderam aprender mais sobre a poluição das águas e a necessidade de protegermos o meio ambiente. 
















PEÇA DE TEATRO "VEM AÍ O ZÉ DAS MOSCAS"


No dia 27 de maio os alunos do 5º ano assistiram à apresentação da peça de teatro "Vem Aí o Zé das Moscas" de António Torrado, levada à cena por um grupo de alunos do 5ºB e dois alunos de Educação Especial (Joana Freitas e Pedro Meireles).
Foi um momento de demonstração do excelente trabalho desenvolvido, nas aulas do GEIRA, no terceiro período letivo pelos alunos acima referidos. 



ESTEFÂNIA SURREIRA - CONTADORA DE HISTÓRIAS

A Biblioteca Escolar dinamizou uma atividade, no dia 27 de maio, para as crianças do Pré-escolar e respetivos encarregados de educação no anfiteatro da escola EBS de Bouro e na sala 4 da Escola EB de Rio Caldo.
A atividade contou com a presença da contadora de histórias Estefânia Surreira que dinamizou uma sessão para os encarregados de educação e educadoras de infância, na qual apresentou e explicou algumas técnicas a utilizar no conto de uma história.
Após a sessão para os encarregados de educação e educadoras de infância, a contadora de histórias contou, às crianças do Pré-escolar e encarregadas de educação, as histórias "Artur" e "O coelhinho branco".
Foram sessões com grande participação dos encarregados de educação e das crianças.














"O MUNDO DAS HISTÓRIAS - HORA DO CONTO" Utentes do CAO de Souto

No dia 25 de maio, os utentes do CAO do Souto visitaram, mais uma vez, a Biblioteca Escolar da Escola EBS de Terras de Bouro para participarem na Hora do Conto e "entrarem no mundo das histórias".
A história apresentada foi a fábula de Esopo "A raposa e as uvas".
Na sessão os utentes do CAO foram, ainda, desafiados a identificar animais através de imagens e algumas caraterísticas e curiosidades sobre os mesmos.



Projeto "Ler e Partilhar... com a Comunidade" "VAMOS CONTAR UM CONTO"

Os alunos do 10º ano deslocaram-se ao Lar de Idosos de Moimenta, no dia 23 de maio, para dinamizar "Vamos contar um conto".
A atividade consistiu na leitura, aos utentes do Lar de Idosos, dos contos "O caldo de pedra" e " O príncipe com orelhas de burro" e na apresentação de algumas lendas do concelho de Terras de Bouro.
A interação e partilha foi muito significativa e alguns utentes do Lar de Idosos partilharam poemas, advinhas, anedotas e até houve um concerto improvisado em que um idoso cantou quatro fados de Coimbra.













JORNALISTA POR UM DIA



A Biblioteca Escolar em articulação com as professoras de Português do 5º ano desenvolveram a atividade "Jornalista por um dia".
Aos alunos foi explicada a estrutura de uma notícia e foi lançado um desafio aos alunos - escreverem uma notícia sobre determinado tema.

Eis alguns exemplos das notícias elaboradas pelos nossos alunos.