23/03/2012

Concurso Nacional de Leitura - 2ª Fase

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 2012 - 2ª FASE
A 2ª Fase do Concurso Nacional de Leitura (fase distrital) para as nossas vencedoras, decorrerá na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, no dia 23 de abril de 2012, segunda-feira, Dia Mundial do Livro, a partir das 13 horas.

As obras a concurso para o 3.º Ciclo do Ensino Básico são: "O Livro misterioso" de Margarida Fonseca Santos (Editorial Presença) e "A montanha da água lilás: fábula para todas as idades" de Pepetela (Publicações Dom Quixote).


O Livro misterioso de Margarida Fonseca Santos
Já alguma vez pensaste nos livros assim como uma espécie de dimensão paralela? Para te provar que isto é real, aqui tens um livro dentro do qual poderás encontrar um outro livro. Este, que está dentro destas páginas que talvez estejas agora a folhear, é mesmo muito especial como o André pôde comprovar assim que o encontrou naquele banco de jardim. Para ele, para a Joana e o Carlos (e até outras pessoas) foi a porta de entrada para um mundo estranho, onde aprenderam coisas importantíssimas, algumas das quais resultavam que nem verdadeira magia em qualquer mundo que fosse! Se aceitares o desafio, "O Livro Misterioso" levar-te-á a viver uma emocionante aventura cheia de suspense.


A montanha da água lilás: fábula para todas as idades de Pepetela
O avô Bento, em noites de cacimbo à volta da fogueira, nos contou, fumando o seu cachimbo que ele próprio esculpiu em pau especial. Dizia a história se passou aqui mesmo, nas serras ao lado, mas pode ser que fosse trazida de qualquer parte de África. Até mesmo do Oriente, onde dizem também há água lilás. Se virmos bem, em muitos lados pode ter uma montanha semelhante. Eu só escrevi aquilo que o avô nos contou, não inventei nada.

Dar voz à poesia

Dar voz à poesia em Rio Caldo.





 
Estendal literário.



À conversa com... Manuela Ribeiro

A escritora Manuela Ribeiro esteve no Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro para a apresentação do livro "Um rapto em Londres".

Semana da leitura… 4º e 5º dias

No dia 22, os alunos do 3º Ano do 1CEB de Terras de Bouro, dramatizaram a história “Soldado João”, obra trabalhada no âmbito do PNL, para o segundo e terceiro Ciclo.

No período da tarde, ocorreu o encontro com a escritora Manuela Ribeiro. A escritora falou um pouco de si e dos seus livros, principalmente do último “Um rapto em Londres”, que os alunos do 6º ano, sob orientação da professora Susana Pinto, exploraram e interpretaram. Os alunos receberam a escritora com alegria e entusiasmo e apresentaram alguns trabalhos relacionados com o livro.

No final houve troca de presentes pela representante da câmara, pelos alunos e pela escritora. Este encontro terminou ao som dos acordes do cantor "Zézé" e com uma sessão de autógrafos.

O dia 23 foi preenchido pela Celebração Pascal, na igreja de Moimenta, seguindo de um almoço partilhado, preparado por cada turma, culminando, assim, em solidariedade e colaboração.

A equipa das Bibliotecas Escolares agradece a colaboração de todos. A concretização das atividades desenvolvidas nesta Semana da Leitura só foi possível graças ao envolvimento de todos: alunos, pessoal docente e pessoal não docente.
Obrigado a todos pelo empenho e dedicação!