26/04/2016

DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR


O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor (23 de abril) foi comemorado com a exposição de cartazes elaborados pelos alunos do 7º, 8º e 9º ano da Escola Básica de Rio Caldo.
O tema dos cartazes foram obras literárias e autores portugueses e os cartazes foram elaborados nas aulas de Português e de GEIRA.
Aos alunos do 1º e 2º anos do Agrupamento, alunos do 2º, 3º ciclo e secundário da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro foram disponibilizados passatempos sobre obras literárias e escritores, que foram explorados em contexto de sala de aula.
Aos alunos do 3º e 4º ano foi lançado o desafio "Livro...", para que elaborem poemas ou textos alusivos ao LIVRO.














10ª edição do CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 2016

Fase distrital
No dia 22 de abril decorreu no Auditório Municipal de Barcelos e o Auditório Municipal de Esposende a fase distrital do CNL para o terceiro ciclo e para o ensino secundário.
As alunas que representaram o Agrupamento na fase distrital - 3º ciclo foram: Liliana Costa, Maria João Mendes e Sara Silva da Escola Básica de Rio Caldo; Maria João Machado, Margarida Correia e Rafaela Roupar da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro.
 As alunas que representaram o Agrupamento na fase distrital - ensino secundário foram: Lígia Rodrigues e Maria Carlos Dias da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro.
A aluna Maria João Machado foi uma das seis alunas, de entre cerca de 220 alunos, que disputaram as provas orais.
Parabéns a todas as alunas que participaram e que representaram e muito bem o nosso Agrupamento de Escolas.






COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA VOZ

No dia 16 de abril comemorou-se o Dia Mundial da Voz.
A Biblioteca Escolar de Terras de Bouro  em articulação com o grupo disciplinar de Educação Musical, realizou uma atividade comemorativa do Dia Mundial da Voz, no dia 20 de abril, no Anfiteatro da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro.
A atividade teve como destinatários os alunos do Agrupamento e os pais/encarregados de educação.
A atividade contou com a colaboração da professora bibliotecária Teresa Silva; da terapeuta da fala, Vanessa Gonçalves; da professora Ana Duarte  com os alunos da classe de canto do Centro Municipal de Valências de Terras de Bouro; os alunos da Escola de Música do Centro Municipal de Valências de Terras de Bouro e dos irmãos Rui Nogueira e Marcos Nogueira que animaram a noite, num espaço em que alunos, pais e comunidade educativa puderam participar, interagir e partilhar experiência. 
A Beaetb Terras de Bouro agradece a presença do sr. Diretor do Agrupamento , da sra. vereadora da educação Liliana Machado, da coordenadora interconcelhia da rede de Bibliotecas Escolares Fernanda Freitas. e demais público presente.












"O Mundo das Histórias - Hora do Conto"


Mais uma vez os alunos do 3º e 4º ano das Escolas EB1 do Gerês e de Rio Caldo fizeram uma viagem pelo mundo das histórias.
 Desta vez a história foi "Olá, eu sou um livro!". Claro está, pois no dia 23 de abril comemorou-se o Dia Mundial do Livro.