08/04/2015

SEMANA DA LEITURA

"À DESCOBERTA DA CHINA" 
Professor Luís Cabral da Universidade do Minho (ILCH)

Durante o dia 17 de março, decorreu durante a manhã na Escola Básica e Secundária de Rio Caldo, e à tarde na Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro, uma palestra  com o titulo  "À Descoberta da China" realizada pelo professor Luís Cabral, da Universidade do Minho.




SEMANA DA LEITURA

OFICINA DE ESCRITA - "À PROCURA DAS PALAVRAS PERDIDAS"
Dr.ª Rosa Baptista

 No dia 16 de março decorreram várias Oficinas de Escrita Criativa - "À PROCURA DAS PALAVRAS PERDIDAS", com a formadora Dr.ª Rosa Babtista.






SEMANA DA LEITURA

EXPOSIÇÕES

" PALAVRAS DO MUNDO - LER... PARA LÁ DAS PALAVRAS"


















"ÁGUA... SPIRIT OF LIFE"


Beatriz Mendes nasceu na cidade de Fafe, onde ainda reside atualmente. Licenciou-se em Ensino de Português e Inglês no ano de 1995. Atualmente, exerce funções de professora bibliotecária no Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto.
Além do ensino, tem uma outra grande paixão, a fotografia. Quando olha através de uma lente fotográfica a realidade transforma-se. Segundo a fotógrafa, “o meu mundo adquire novas tonalidades, novos sons, novo significado… descobri na fotografia o meu refúgio!” 

UMAS PALAVRINHAS SOBRE…  
                                                                                              
                     ÁGUA… SPIRIT OF LIFE pretende ser, não só o partilhar de uma paixão pela arte da fotografia, mas também um despertar de consciências para uma das grandes e incansáveis “batalhas” dos dias de hoje:


“A nossa atuação, enquanto seres vivos, é decisiva e fundamental no que diz respeito ao destino e ao uso da água. E, consequentemente, da vida no planeta Terra”                       
           
                                                                                    Rodrigo Luís Rahal


Através da arte e o engenho da lente fotográfica e das sensações que um simples olhar pode despertar em nós, procuramos, com este pequeno conjunto de imagens, alertar, avisar mentalidades ou, somente, relembrar aos mais “distraídos”, que não importa quem somos, o que fazemos ou onde vivemos, nós dependemos DELA para viver: ÁGUA… ESPÍRITO DE VIDA!







A VIDA MÁGICA DA SEMENTINHA - "QUE GRANDE PASSARADA!"


No âmbito da hora do conto, a turma do 5ºA1, em forma de conclusão do estudo da obra "A Vida Mágica da Sementinha" de Alves Redol, realizou uma exposição com trabalhos de expressão plástica sobre personagens intervenientes na história.










SEMANA DA LEITURA

VINDA DO ESCRITOR TIAGO SALGUEIRO

Embora a Semana da Leitura tenha acontecido cronologicamente somente de 16 a 20 de marco de 2015, ela iniciou-se mais cedo no Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro, com a vinda do Escritor e Ilustrador José Saraiva, com o pseudónimo de Tiago Salgueiro, sessões estas agendadas para Rio Caldo e Terras de Bouro, recaindo o seu agendamento sobre os Jardins de Infância e 1º.  Ciclo do Agrupamento.
A par das histórias narradas pelo seu autor, este brindou-nos, paralelamente, com a sua faceta de ilustrador e desenhista, convocando para cada sessão as intervenções e sugestões dos diferentes alunos envolvidos, saldando-se o produto final, com a apresentação de uma tela desenhada para cada Jardim de Infância.