29/11/2012


BE: Parceira com a comunidade
Encontro de idosos

O projeto “Biblioteca Escolar: parceira da comunidade” teve início no ano letivo 2009/2010, com a coordenadora da biblioteca, docente Teresa Silva, e tem como objetivo a partilha de sabedorias, tradições e o encontro intergeracional entre os vários idosos, dos diferentes lares das freguesias de Valdozende, Rio Caldo e Vilar da Veiga.
Com a junção das escolas, e a constituição do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro, a equipa da Biblioteca Escolar, cuja coordenadora é a professora Manuela Cracel, decidiu dar continuidade a este projeto, mas alargando aos idosos das outras freguesias do concelho: Cibões, Covide, Chorense e  Moimenta.

Assim, no âmbito deste projeto, no dia 29 de novembro de 2012, decorreu mais um encontro de idosos na Biblioteca Escolar da escola Ensino Básico e Secundária de Rio Caldo. Vieram os idosos do lar e centro de dia de Valdozende, e os idosos do lar de Covide (estes acabaram por não comparecer, pois muitos deles estavam adoentados).

Foram várias as atividades apresentadas:

-Apresentação de um power point com fotografias das atividades realizadas em outros encontros, com a música “Meu velho, meu amigo” de Roberto Carlos;

- Leitura e dramatização de um conto “O Cuquedo”;

- Cantares ao desafio;

- Canções tradicionais;

- Lanche convívio;

_Oferta de lembranças.

Estas atividades foram dinamizadas e preparadas pela coordenadora Manuela Cracel, professora Quitéria Capela e a Técnica Cristina Barbosa.

Os idosos mostraram-se muito divertidos e alegres, muito participativos, cantando várias canções da sua juventude. Foi um ambiente de festa e confraternização entre os dinamizadores e os idosos, em que na hora da despedida, estes mostraram interesse em que este convívio se prolongasse por muito mais tempo, mostrando vontade de cá voltar.
No fim da atividade os idosos tiveram a oportunidade de se deliciarem com um chazinho e bolinhos, e foi-lhes oferecido uma recordação alusiva à quadra que se aproxima: O Natal.

Fica o registo de algumas fotografias deste encontro.