11/12/2025

“A DIRETORA CONTA … E ENCANTA”

A Biblioteca Escolar da EBS de Terras de Bouro promoveu, no dia 9 de dezembro, mais um momento especial dedicado à leitura, com a atividade “A Diretora Conta… e Encanta”. A sessão de hora do conto foi dinamizada pela Diretora do Agrupamento, que partilhou com os alunos do 2.º ciclo a obra A Noite de Natal, de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Num ambiente acolhedor e atento, a leitura ganhou vida através da expressividade e sensibilidade da leitora convidada, conduzindo os alunos ao universo poético e imaginativo da autora. O entusiasmo e o silêncio curioso das crianças mostraram o encanto que a história despertou, transformando o momento numa verdadeira celebração da literatura.

A iniciativa reforçou a importância da leitura como espaço de descoberta, partilha e emoção, mostrando como um simples conto pode aproximar a comunidade escolar e inspirar novos leitores. A Biblioteca Escolar agradece a participação da Diretora e renova o compromisso de continuar a promover experiências que alimentem o gosto pelos livros.


#rbe

#aeterrasdebouro

#bibliotecasescolares

“ENTRE LETRAS E MELODIAS”

             A comunidade escolar da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro desfrutou, no passado dia 9 de dezembro, um final de tarde especialmente inspirador com a atividade “Entre Letras e Melodias”, dirigida a pais e encarregados de educação do 2º ciclo.

O encontro, que decorreu às 18h00, contou com a participação empenhada dos alunos do 5.º e 6.º ano.

Os alunos do 5.º ano conduziram ainda uma entrevista ao autor, proporcionando um momento de proximidade e descoberta, enquanto a apresentação do escritor ganhou vida através de uma pequena dramatização preparada pelos alunos.  Os alunos também presentearam o público com declamações de textos de obras do escritor João Luís Dias.

A complementar o ambiente artístico, houve também espaço para a interpretação de canções, criando uma ligação harmoniosa entre literatura e música.

Cerca de cinquenta pais e mães marcaram presença, contribuindo para um ambiente caloroso e participativo.

No final, foi oferecido ao escritor um São Brás, gentilmente disponibilizado pela Câmara Municipal, como gesto de reconhecimento e apreço pela sua presença e contributo.

A atividade foi organizada pela equipa da Biblioteca Escolar, sob a coordenação dos professores Sónia Coura e José Antunes, que uma vez mais proporcionaram à comunidade educativa um momento cultural enriquecedor e memorável.

Poderão clicar na imagem seguinte para ver um vídeo sobre a atividade.



#rbe

#bibliotecasescolares

#aeterrasdebouro