23/11/2015

"UM MÊS, UM DEPARTAMENTO, VÁRIOS SABERES"

No âmbito da atividade "Um mês, um Departamento, vários Saberes", dedicado ao Departamento de Ciências Sociais e Humanas, neste mês de novembro, foi dinamizada mais uma atividade.
A atividade foi realizada em articulação entre as Bibliotecas Escolares e os professores de Geografia.
"Vamos explorar o Pordata!" foi a atividade dinamizada, que teve como destinatários os alunos do 10º ano que têm a disciplina de Geografia.





NOVIDADES LITERÁRIAS

Tens mais uma razão para visitar a Biblioteca da Tua escola.
Razão? Qual razão?
Às Bibliotecas Escolares das escolas EBS chegaram mais novidades literárias, entre elas livros de preparação para os exames nacionais de Português e Matemática do 9º ano.
Ainda estás à espera?
Visita a tua Biblioteca Escolar!




COMEMORAÇÃO DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA

O Dia Mundial da Filosofia celebrou-se no dia 19 de novembro.

Este Dia Mundial da Filosofia foi implementado pela UNESCO em 2002 e comemora-se todos os anos na terceira quinta-feira de novembro.
O objetivo do dia é enaltecer a importância da Filosofia na vida do homem e na vida em sociedade.
No nosso agrupamento de escolas, o dia foi comemorado pelas Bibliotecas Escolares em articulação com a professora de Filosofia.

Os alunos do 9º ano da Escola EBS de Rio Caldo participaram numa "Tertúlia Filosófica" promovida pela professora Conceição Pereira. Os alunos do 10º e 11º anos da Escola EBS de Terras de bouro, elaboraram materiais diversificados sobre Filosofia, os quais foram expostos na Biblioteca Escolar e em diferentes espaços da escola.


"NO MUNDO DAS HISTÓRIAS" - HORA DO CONTO

Mais uma vez, as crianças do Pré-Escolar e os alunos do 1ºciclo (3º e 4º anos) "entraram" no mundo das histórias.
A história apresentada aos alunos do Pré-Escolar foi "Que grande abóbora Mimi" e aos alunos do 3º e 4º anos de escolaridade foi " O senhor do meu nariz".



DIA INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES


No dia 25 de novembro comemora-se o Dia Internacional para a eliminação da violência contra as mulheres.
As Bibliotecas Escolares promoveram uma exposição de notícias alusivas à temática. Por outro lado, foram disponibilizados aos diretores de turma, materiais sobre o tema, para explorarem no contexto da sala de aula em Formação Cívica.