09/04/2021

PROJETO “TER + SUCESSO NA LEITURA E NA ESCRITA”

 Sessões para apresentação e oferta aos alunos do livro de poemas “Palavras em verso” e do livro de atividades da Educação Literária e do Plano Nacional de Leitura

     No âmbito do projeto “Ter + Sucesso na leitura e na escrita”, projeto da responsabilidade da autarquia, a professora bibliotecária do nosso agrupamento de escolas elaborou um livro de apoio à exploração de algumas obras da Educação Literária e do Plano Nacional de Leitura – A vida mágica da sementinha, A fada Oriana, A viúva e o papagaio, Os heróis do 6ºF, Ulisses, Pedro Alecrim e Rosa, minha irmã Rosa.

     O livro de atividades permitirá aos alunos, do 2º ciclo, o maior conhecimento das obras, a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas de Português e nas oficinas de leitura e de escrita com a professora e contadora de histórias Estefânia Surreira.

     O livro de poemas “Palavras em verso” apresenta a compilação de poemas elaborados pelos alunos do segundo e terceiros ciclos e secundário do nosso agrupamento, em resposta ao desafio lançado na Semana da Leitura 2020 (ano lectivo 2019/2020). Desafio esse que incitou os alunos a escreverem um poema original. A elaboração dos poemas pelos alunos contribuiu, sem qualquer dúvida, para o treino das competências de escrita e para a aplicação de conhecimentos adquiridos nas aulas de Português.

     No dia 9 de Abril, a senhora Vereadora da Educação, Dr.ª Ana Genoveva Araújo, esteve presente na Escola Básica de Rio Caldo e no dia 14 de Abril estará na Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro, para realizar a oferta do livro “Palavras em verso” a todos os alunos que aceitaram o desafio de escreverem um poema e a oferta do livro de atividades da Educação Literária e do Plano Nacional de Leitura a todos os alunos do 2º ciclo.

MOSTRA LITERÁRIA

 No dia 7 de Abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde. Por isso, a mostra literária das nossas Bibliotecas Escolares este mês é dedicada à saúde.

O objetivo da iniciativa é a divulgação do fundo documental das Bibliotecas Escolares e a sensibilização dos nossos alunos para a importância dos livros e da leitura.

LER + PARA SER MAIS SAUDÁVEL

 No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Saúde (dia 7 de Abril), nos dias 7 e 8 de Abril foi realizada a partilha de leituras saudáveis junto dos alunos do 1º e 2º ciclo.

Foi realizada a articulação entre os cuidados necessários para se ter saúde e a literatura. Pelo que, foi realizada a leitura de excertos do livro “O menino que não gostava de sopa”, para abordar a necessidade de uma alimentação saudável, do livro “Lavar, escovar e esfregar” para reforçar a necessidade da higiene corporal e a leitura integral da fábula “A tartaruga e a lebre”, com a qual foi destacada a importância do exercício físico.

As sessões de leitura contribuíram para, de forma diferente e lúdica, alertar e sensibilizar os alunos para a necessidade de ter cuidados com a nossa saúde e bem-estar e para a importância da leitura.