22/10/2018

PROJETO SOBE +

        O projeto SOBE + é um protocolo estabelecido entre a Direção Geral de Saúde. o PNL e a Rede de Bibliotecas Escolares que visa desenvolver ações de promoção de leitura, da felicidade e da saúde oral.
        A implementação do projeto é da responsabilidade da equipa das Bibliotecas Escolares, em articulação com a UCC de Terras de Bouro.
        Nos dias 15 e 18 de outubro procedeu-se à entrega dos kits de higiene oral a todas as crianças do pré- escolar e do 1º ciclo do agrupamento e à sensibilização para a necessidade de uma alimentação saudável.
         Nas sessões com o pré-escolar foi realizada uma sessão de leitura da história "O patinho que não comia legumes". Nas sessões para os alunos do 1º ciclo foi apresentada e explorada a roda dos alimentos, através da qual os alunos foram alertados para os riscos de uma alimentação descuidada, rica em açucares e para a necessidade de uma higiene oral diária.








DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO - 16 de outubro

       O Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, foi comemorado pelas Bibliotecas Escolares em articulação com a equipa do PES (Escola Básica de Rio Caldo) e com as professoras de Ciências Naturais e Matemática do 2º ciclo. 
       As atividades contemplaram a construção de uma roda dos alimentos, a realização de trabalhos sobre a alimentação e doenças causadas por erros alimentares, jogo "A alimentação nos provérbios" e a oferta de espetadas de fruta.
        Os alunos envolvidos nas atividades foram os alunos do 5º e 6º anos de escolaridade e que ficaram mais sensibilizados para a necessidade de uma alimentação saudável.