07/11/2017

LIVROS, LEITURA... SOMOS LEITORES

CONCURSO DE ORTOGRAFIA
 Nos dias 30 de maio e 1 de junho realizou-se a fase final do Concurso de Ortografia, com a participação dos dez finalistas (alunos do 5º e 6º anos de escolaridade).
        Os vencedores do concurso são:
        - Ana Clara Borges Pinto do 6ºC
        - Diana da Silva Araújo do 5ºC
        - Juliana Dias Amaro do 5ºA
        - Zhifang Ye do 5ºA
         
        Parabéns, não só aos vencedores mas também, a todos os alunos que ao longo do ano letivo participaram no concurso!


PLÁGIO E DIREITOS DE AUTOR

Ao longo do mês de maio estão a ser dinamizadas sessões, para os alunos do 6º ano, sobre os direitos de autor e plágio. Desta forma, a Biblioteca escolar pretende contribuir para a formação dos nossos alunos na área das literacias da informação.





FEIRA DO LIVRO 2018

De 1 a 7 de junho, decorrerá em Terras de Bouro, a Feira do Livro 2018. Ao longo desses dias serão dinamizadas atividades diversas em torno dos livros e da leitura…
Consulte o programa e participe na atividade (ou nas atividades) que mais gostar!



XII EDIÇÃO DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA
(Fase intermunicipal)
No dia 21 de maio decorreu na Biblioteca Municipal Francisco de Sá Miranda (Amares) a fase da CIM Cávado do Concurso Nacional de Leitura.
Os representantes do nosso agrupamento foram os alunos:
1º ciclo – Matilde Filipa Moreira Coelho
2º ciclo – Gonçalo Duarte Miranda Gonçalves
3º ciclo – Maria José Araújo Antunes
Secundário – Inês Pereira Araújo
Os alunos Gonçalo Duarte Miranda Gonçalves e Inês Pereira Araújo conseguiram o 3º lugar.
Parabéns aos nossos alunos que demonstraram excelentes conhecimentos e gosto pelos livros e leitura!




DIA MUNDIAL DO LIVRO - 23 de abril 2018









   SEMANA DA LEITURA 2018 – Desperta o leitor que há em ti!

        
  De 16 a 22 de março decorreu a Semana da Leitura no nosso agrupamento. Foi uma semana repleta de atividades diversificadas e muito importantes para a promoção do livro e da leitura.
       Ao longo de cinco dias foram dinamizadas atividades para todos os ciclos de ensino, desde os alunos do pré-escolar aos alunos do ensino secundário e claro também foram realizadas atividades para os pais/encarregados de educação.
     As atividades desenvolvidas, em torno dos livros e da leitura, foram as seguintes:
       - 2ª fase do Concurso de ortografia, no dia 16 de março para os alunos do 2º ciclo.

      - Estafeta de leitura, no dia 16 de março, realizada com os alunos do 5º ao 12º ano de escolaridade.





       - Musical "Sentir o livro, descobrir um amigo", realizado pelos alunos do 5ºA e 6ºB, para os alunos do 1º ciclo e alunos do 2º e 3º ciclo da Escola EBS de Terras de Bouro.



       - "Somos leitores", atividade para os pais/encarregados de educação dos nossos alunos, realizada nos dias 16 e 22 de março. Esta atividade contemplou a apresentação de trabalhos elaborados pelos alunos, momentos de declamação de poemas, momentos musicais por alunas da Escola de Música do Centro de Valências de Terras de Bouro, apresentação do livro "Lendas e contos tradicionais de Terras de Bouro, em textos e contextos", pela escritora Jacinta Correia, dramatização do livro "Miguel sarapintas e o pinto de três patas", dança e o musical "Sentir o livro, descobrir um amigo".








       - Encontro com o contador de histórias Rui Ramos, para apresentação do livro "O rapaz sem orelhas de burro", no dia 19 de março para os alunos da Escola Básica do Gerês, Escola Básica de Valdosende e da Escola Básica nº 1 de Rio Caldo.




       - Sessão de hora do conto, com a apresentação de um teatro de fantoches sobre o livro "Miguel sarapintas e o pinto de três patas", por alunos voluntários de leitura. Os destinatários da atividade foram os alunos do 5º ano da Escola Básica de Rio Caldo.



       - Concurso de Trava Línguas, nos dias 20 e 22 de março para os alunos do 2º ciclo.



       - Dinamização de sessões de hora do conto, para comemoração do Dia Mundial da Saúde Oral. A atividade foi realizada em parceria com a UCC de Terras de Bouro e os destinatários foram os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo. Nas sessões foi apresentada a história "A Branca de Neve e a rainha dos dentes amarelos" e explorada a necessidade de escovagem diária dos dentes e os cuidados alimentares necessários para uma boca saudável.



      - Encontro com a contadora de histórias Inácia Cruz, para apresentação do livro "O doutor grilo", no dia 21 de março para os alunos do 1º ciclo e 5ºA da Escola EBS de Terras de Bouro. Nesta atividade, algumas alunas voluntárias de leitura realizaram uma apresentação dramatizada da contadora de histórias e do livro.




        - "Dar voz à poesia... contra o preconceito e a indiferença", dinamizada em colaboração com o professor de Português Manuel Adelino e alunos do 9ºC e 10ºA. Os destinatários foram os alunos do 9º ano e os alunos do ensino secundário.



       - "Quem é quem literário?", Concurso dinamizado pela professora de Português Ana Cristina Moreira e alunos do 12º A, para os alunos do 11ºA     


  




SEMANA DA LEITURA 2018

O nosso agrupamento de escolas comemorará a Semana Interconcelhia da Leitura de 16 a 22 de março, com o tema "Desperta o leitor que há em ti".
        Teremos inúmeras atividades em torno da leitura! 




Lemas de Leitura

A Biblioteca Escolar procura motivar os alunos para a leitura.
    É fácil? Não, não é! Mas a Biblioteca não desiste!


    Assim, no mês de março o lema é: Quando em março arrulha a perdiz... leitura feliz!.
    

"Se em novembro ouvires trovão, a leitura traz consolação".



"LÊ O LIVRO, VÊ O FILME"

        Ao longo do mês de março, a  Biblioteca Escolar disponibiliza os livros "A melodia do adeus" e "O diário da nossa paixão" e os respetivos filmes a todos aqueles que queiram "viajar" no mundo dos livros e dos filmes.
        Assim, no dia 13 de março, no espaço da Biblioteca Escolar da Escola Básica de Rio Caldo será apresentado o filme "O diário da nossa paixão" e na Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro o filme "A melodia do adeus",durante a hora de almoço.





  A iniciativa "Vê o filme, lê o livro" tem como objetivo motivar os alunos para a leitura. De que forma?

     Através da apresentação de filmes baseados em livros.

      Assim, no dia 28 de novembro, no espaço das Bibliotecas Escolares da Escola Básica de Rio Caldo e da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro, foi apresentado o filme "O diário de Anne Frank, durante a hora de almoço.




"PELO NATAL... UM PRESENTE ESPECIAL" - FEIRA DO LIVRO

Na semana de 4 a 7 de dezembro as Bibliotecas das Escolas Básica de Rio Caldo e da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro têm no seu espaço a habitual Feira do Livro.

      Os alunos, professores, auxiliares de ação educativa e pais/encarregados de educação têm à sua disposição um conjunto diversificado e atualizado de livros, que poderão adquirir.

      Ao longo da semana, os alunos do Pré-Escolar e do 1º ciclo deslocar-se-ão ao espaço das referidas bibliotecas para visitarem a Feira do Livro e adquirirem, se o desejarem, algum livro.

      Esta semana os alunos que pertencem ao grupo "Eu sou voluntário de leitura" irão proporcionar um momento de leitura, com a apresentação da fábula "A cegonha e a tartaruga", aos alunos que visitem a Feira do Livro.





" SOU VOLUNTÁRIO DE LEITURA"


Na semana de 4 a 7 de dezembro, aquando as visitas dos alunos à Feira do Livro, um grupo de alunos voluntários de leitura, das turmas do 6ºA, 6ºB, 8ºA, 8ºC e 9ºE, dinamizaram momentos de leitura da fábula "A cegonha e a tartaruga". 
       Os momentos de leitura tiveram como destinatários os alunos do Pré-escolar, do 1º e 2º ciclo. 






"CHÁ COM LIVROS"

Nos dias 22 e 27 de novembro realizaram-se duas sessões, "Chá com Livros", para os pais dos alunos do 5ºano.
              As sessões foram momentos de dar a conhecer às mães/encarregadas de educação o espaço das Bibliotecas e a sua missão.
Mas, também permitiram o diálogo e a partilha de leituras entre as mães e foram apresentadas algumas "dicas" para motivar os seus filhos para a leitura.
              Na sessão da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro, os alunos do 5º e 6º ano, com a colaboração da professora de Educação Musical, proporcionaram alguns momentos musicais.





   Na sessão a Escola Básica de Rio Caldo, com a colaboração da professora de Português Inês Gonçalves, alguns alunos do 5º ano proporcionaram um momento de leitura - "Olá, eu sou um livro" e algumas alunas do 6º ano realizaram a declamação de alguns poemas do livro "O pássaro da cabeça".




REVISTA " A CASA DO JOÃO"

Já chegou às Bibliotecas Escolares o nº 1 da revista de literatura infantil e juvenil  "A Casa do João".
Procura a revista na Biblioteca escolar da tua escola e "entra no mundo dos livros".





Jornal de Banda Desenhada

Gostas de ler? Gostas de ler banda desenhada?
Então visita a Biblioteca Escolar da tua escola e lê o novo número do Jornal de Bnada Desenhada!



Novidades

Visita a Biblioteca Escolar da tua escola e vais ter mais surpresas?
Surpresas?
Sim!
Chegaram mais jogos, filmes​ e mais livros!