12/04/2013

Encontro com a Escritora Maria do Céu Nogueira

No dia 12 Maria do Céu Nogueira esteve no nosso Agrupamento de Escolas e promoveu três sessões para os nossos alunos.
A 1ª sessão foi dirigida para as crianças  dos jardins de infância de Terras de Bouro, Carvalheira e Chorense e para a turma do 1ºB, da EB1 de Terras de Bouro. A 2ª sessão foi dirigida para as turmas do 2º Ano e para a turma do 1ª A, turma que também reproduziu uns versos do mesmo livro. A 3ª sessão foi realizada na escola da EB1 do Gerês para os alunos das turmas dos 1º e 2º anos de Rio Caldo, Valdozende e Gerês.



 
 
 

 

A escritora interagiu de forma simpática com os alunos e docentes presentes, contando as lengalengas e algumas passagens do seu livro de forma divertida, respondendo a perguntas e apreciou com muito entusiasmo e simpatia as intervernções dos alunos.
A escritora foi surpreendida com uma passagem do seu livro, vivendo -se um momento especial.
 A turma do 1ºB apresentou a sua atividade de articulação "Semear palavras" para todos os presentes em forma de agradecimento. Foi uma atividade que agradou a escritora, uma vez que consistia na dramatização de uma peça de teatro "As Consoantes" que estava patente no livro em que ela estava apresentar.

  Além desta encenação os meninos do JI de Carvalheira também quiseram oferecer uma canção à escritora, de acordo com a temática do "MAR".


 Este encontro foi bastante enriquecedor para todos os envolvidos e o balanço é bastante positivo.

Workshop "Higiene Oral, Cárie Dentária e doença Periodontal"

 
Para terminar a Semana da Leitura, no dia 12, por volta das 15 horas, na EB1 de Terras de Bouro, os alunos das turmas dos 1º e 4ºAnos, inscritas no projeto Passe e Passezinho, assistiram a um Workshop informativo, inserido no Projeto SOBE, dirigido pela Flávia Cracel Nogueira, aluno do 5º ano de Medicina Dentária e ex-aluna deste Agrupamento. Este tinha como ponto de partida o Cantinho da Saúde, já em exploração, a continuidade da promoção da saúde oral nas nossas bibliotecas aos alunos do 1ºciclo. Foram apresentadas imagens em powerpoint, sobre os cuidados a ter com os dentes, nomeadamente a nível da higiene oral e alimentação. O objetivo principal deste workshop  foi sensibilizar e consciencializar para a preservação da saúde oral
 



Foi uma atividade muito esclarecedor e enriquecedora.
No fim foi entregue a cada aluno um desdobravél onde mencionava tópicos como:
_ O que causa cárie dentária?
_O que causa doenças periodontais?
_ Como prevenir?
_ O que é cárie Dentária?
_ O que são Doenças Periodontais?
A mensagem passada ao longo desta sessão de esclarecimento e de prevenção foi:

"O sorriso custa menos que a eletricidade e dá mais luz!"
Dramatização do livro "A menina do Mar" pela turma do 4º G da EB1 de Terras de Bouro

Sendo a temática este ano o "MAR", e como a turma do 4º G estava a ler esta obra, houve uma ariculação com a BE e assim se iniciou a semana da leitura no 1ºCiclo com a dinamização desta obra para os JI de Chorense e Carvalheira e para as turmas dos 3ºAnos.


 No entanto, na EB1 de Rio Caldo o mesmo aconteceu, a obra para ler ao longo da semana foi a menina do mar, que foi explorada, trabalhada e dramatizada por toda a escola. O resultado foi este lindo cartaz e uma bela peça de teatro.