26/01/2021

PROJETO “TER + SUCESSO NA LEITURA E NA ESCRITA”

 ENCONTRO, On-line, COM O ESCRITOR E ILUSTRADOR  PEDRO SEROMENHO

   No âmbito do projeto “Ter + Sucesso na leitura e na escrita”, projeto da responsabilidade da autarquia, no dia 21 de janeiro foram realizadas duas sessões, por videoconferência, com o escritor e ilustrador Pedro Seromenho.

    Os destinatários das sessões foram os alunos do 4ºD e 2ºJ. No início das sessões, Pedro Seromenho realizou uma breve, mas entusiástica, apresentação da sua biografia.

    De seguida, proporcionou aos alunos uma “viagem” por quatro dos seus dezoito livros publicados. Esses quatro livros foram “Felismina Cartolina e João Papelão”, “O meu avô consegue voar”, “Porque é que os animais não conduzem?” e “ Inês, a inventora de profissões”.

    Após a “viagem” pelo mundo dos livros, o escritor elaborou uma ilustração, em direto. Os alunos adoraram e ficaram perplexos. Como em tão poucos minutos, o ilustrador Pedro Seromenho conseguiu elaborar desenhos lindíssimos!

    No final das sessões, houve um espaço de perguntas e respostas. Os alunos, embora tímidos por ser uma sessão por videoconferência, participaram ativamente e colocaram questões muito interessantes ao escritor e ilustrador Pedro Seromenho.

    Nas sessões, Pedro Seromenho proporcionou aos alunos, sem sair dos seus lugares, uma “viagem” por mundos fantásticos, onde cada um se tornou o herói da história.

SER PROFESSOR. CONTAR COM A BIBLIOTECA ESCOLAR (Aprender com a BE)

 “CONCURSO NÓS LEMOS. NÓS SABEMOS”

     No âmbito do Aprender com a BE, os alunos do 5ºC resolveram um Kahoot com questões alusivas aos conteúdos lecionados ao longo do primeiro período letivo, na disciplina de Português. A atividade foi dinamizada em articulação com a professora de Português, Inês Gonçalves, no dia 14 de janeiro.

    A atividade contribuiu, inequivocamente, para a implementação do trabalho colaborativo entre a Biblioteca Escolar e a professora de Português. Por outro lado, possibilitou a aplicação e consolidação de conhecimentos da disciplina de Português, por parte dos alunos, de forma lúdica!

SER PROFESSOR. CONTAR COM A BIBLIOTECA ESCOLAR (Aprender com a BE) “Histórias com Matemática”

 No âmbito do Aprender com a BE, os alunos do 2º ciclo participaram na atividade “Histórias com Matemática”. A atividade foi dinamizada em articulação com as professoras de Matemática do 2º ciclo, no mês de janeiro.

    Elementos da equipa das Bibliotecas Escolares deslocaram-se às salas de aula das turmas, onde procederam à leitura em voz alta das histórias “Sejam racionais” (para o 5º ano) e “O racismo entre as figuras geométricas” (para os alunos do 6º ano) e, de seguida, foram exploradas as histórias e os alunos realizaram atividades matemáticas sobre os conteúdos abordados nas histórias.

    A atividade contribuiu, inequivocamente, para a implementação do trabalho colaborativo entre a Biblioteca Escolar e as professoras de Matemática e, igualmente, entre os alunos. Por outro lado, possibilitou aos alunos a descoberta de que também existem histórias com números, com figuras geométricas, … e a consolidação de conhecimentos matemáticos de forma divertida!



“LEITURAS À SOLTA” (Projeto de Leitura)

    As sessões do projeto de leitura com os alunos do 7º ano, no mês de janeiro, iniciaram-se com partilha das leituras realizadas durante as férias de Natal.

    De seguida, foi realizada a leitura em voz alta do “Horóscopo da leitura” de cada um dos signos dos alunos da turma. Individualmente, os alunos completaram um anagrama com palavras relacionadas com os livros e com a leitura e, ainda, procederam à leitura em voz alta das palavras que colocaram no referido anagrama.

    Mais uma vez, as sessões possibilitaram o treino das competências de leitura e escrita de uma forma lúdica, divertida e também pedagógica!

    As sessões agendadas para as turmas do oitavo ano de escolaridade não foram realizadas, devido à interrupção forçada da atividade letiva.