05/05/2017

MIÚDOS A VOTOS

Numa iniciativa inédita, a Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior organizaram a eleição dos livros preferidos das crianças e jovens portugueses. Às crianças e jovens, foi dada a possibilidade, através de uma eleição realizada em todas as escolas, de votarem no livro de que mais gostaram até hoje. O processo foi semelhante ao de umas eleições políticas, promovendo simultaneamente a leitura e a cidadania: houve recenseamento, apresentação de candidaturas, campanha eleitoral, votação e escrutínio dos votos, organizados e participados por alunos. Durante a campanha eleitoral, os alunos defenderam junto dos colegas os seus livros preferidos – podendo fazê-lo em comícios, cartazes, programas de rádio e televisão, sessões de esclarecimento, debates…
A iniciativa foi aberta a todas as escolas que têm alunos do 1º ao 9º ano de escolaridade e decorreu durante o ano letivo de 2016-2017. 
As eleições realizaram-se no dia 17 de março e os resultados destas eleições, que apuraram a lista dos livros que as crianças e jovens portugueses mais apreciam, segundo o ciclo de ensino que frequentam, foi conhecido em abril, assinalando o Dia Mundial do Livro.
Eis os resultados: