24/01/2020

BIBLIOFILME


No mês de janeiro deu-se início à apresentação de um filme para as crianças dos jardins-de-infância do nosso agrupamento.
                O filme apresentado foi “Moranguinho – o frio intenso”, já que estamos em plena estação de Inverno.
                As crianças gostaram muito e foi mais uma oportunidade de proporcionar-lhes um momento de diversão e aprendizagem!


PALESTRA “CAMÕES”


Projeto Municipal “Ter + Sucesso na Leitura e na Escrita”

No dia 23 de janeiro foi realizada uma palestra sobre o escritor Luís de Camões, para os alunos do 9º B, 9ºC e 10º ano, com a presença da oradora Estefânia Surreira.
 A palestra iniciou-se com a apresentação da “Lenda da gruta de Camões”, segundo a qual Camões salvou “Os Lusíadas” e, a partir, da lenda foi apresentado o tempo em que viveu o escritor, o seu trajeto pessoal e literário, a epopeia.
Existiram momentos de leitura de poemas do autor Camões, tais como o poema dedicado a Tin-Nam-Men, “Amor é fogo que arde sem se ver”, e momentos musicais.
 A participação dos alunos na palestra, contribuiu para um aprofundamento do conhecimento da vida pessoal e literária de Camões.

OFICINAS DE LEITURA E ESCRITA “ULISSES”


Projeto Municipal “Ter + Sucesso na Leitura e na Escrita”

No âmbito do projeto municipal “Ter + Sucesso na Leitura e na Escrita”, ao longo do mês de janeiro, estão a ser dinamizadas oficinas de leitura e escrita criativa sobre a obra literária “Ulisses”, para os alunos do 6º ano.
Nas oficinas, os alunos foram desafiados a atribuírem outro nome à ilha (à qual chegou Ulisses e a sua tripulação) e a redigirem um texto criativo sobre o que aconteceu nessa ilha.
Os alunos foram muito criativos! Eis alguns excertos dos textos criados pelos alunos:
“Ulisses e a sua tripulação foram parar a uma ilha chamada Ilha dos Livros, onde havia uma fada negra, que se chamava Halina, que odiava os homens”.
“”Enquanto Ulisses ia de regresso a Ítaca, encontrou a Ilha Real, onde vivia uma rainha muito malvada, que só pensava em si e na sua filha Inês. Apesar de ser má como a mãe, eram as duas muito bonitas”.
“Ulisses e os seus companheiros chegaram a uma ilha onde existia bonecos de gengibre, chocolate, pipocas, gomas e muitas guloseimas com vida – a Ilha dos Doces”
As oficinas contribuíram para um maior conhecimento da obra “Ulisses”, para a promoção do trabalho colaborativo entre os alunos e, também, para o treino das competências de leitura e escrita


TEATRO “AUTO DA BARCA DO INFERNO"


Projeto Municipal “Ter + Sucesso na Leitura e na Escrita”

No âmbito do projeto municipal “Ter + Sucesso na Leitura e na Escrita” , no dia 13 de janeiro, os alunos do 9º ano do agrupamento assistiram à peça de teatro “Auto da Barca do Inferno”, levada a cena pela companhia de teatro “ETCetera Teatro”.
A apresentação da peça de teatro realizou-se no auditório do Centro de Animação Termal do Gerês, e contribuiu para a consolidação de conhecimentos por parte dos alunos sobre a obra literária “Auto da Barca do Inferno” de forma didática e lúdica.


SER PROFESSOR. CONTAR COM A BIBLIOTECA ESCOLAR (Aprender com a BE)


“Histórias com Matemática”

  No âmbito do Aprender com a BE, os alunos do 2º ciclo participaram na atividade “Histórias com Matemática”.  A atividade foi dinamizada em articulação com as professoras de Matemática do 2º ciclo, no início do mês de janeiro.
Os alunos foram à Biblioteca Escolar, onde foi realizada a leitura em voz alta das histórias “Sejam racionais” (para o 5º ano) e “O racismo entre as figuras geométricas” (para os alunos do 6º ano) e, de seguida, foram exploradas as histórias e os alunos realizaram atividades matemáticas sobre os conteúdos abordados nas histórias.
 A atividade contribuiu, inequivocamente, para a implementação do trabalho colaborativo entre a Biblioteca Escolar e as professoras de Matemática e, igualmente, entre os alunos. Por outro lado, possibilitou aos alunos a descoberta de que também existem histórias com matemática e a consolidação de conhecimentos matemáticos de forma divertida!






“Redes sociais: comunica em segurança”

O trabalho articulado entre a disciplina de TIC e a Biblioteca Escolar, traduz-se na construção, pelos alunos do 8º ano, de dicas para a utilização segura das redes sociais e da internet.
As dicas estão a ser elaboradas em contexto de sala de aula em TIC e posteriormente as dicas serão afixadas no espaço das Bibliotecas Escolares e nas escolas durante o mês de fevereiro, a propósito do Dia da Internet Segura.
A atividade está a possibilitar, aos alunos, a reflexão sobre a necessidade da utilização segura e responsável da internet e das redes sociais e a utilização de ferramentas e conhecimentos adquiridos nas aulas de TIC.






SESSÕES DE HIGIENE ORAL (SOBE +)



Ao longo do mês de janeiro e fevereiro estão e serão dinamizadas sessões de higiene oral para os alunos do pré-escolar, primeiro e segundo ciclo.
As sessões são dinamizadas pelas senhoras enfermeiras da UCC de Terras de Bouro e resultam, da parceria entre a Biblioteca Escolar, a Saúde Escolar e o PES (Promoção e Educação para a Saúde e Educação Sexual).
É mais uma oportunidade para sensibilizar os nossos alunos para a necessidade da escovagem diária dos dentes e de uma alimentação saudável.