24/01/2020

OFICINAS DE LEITURA E ESCRITA “ULISSES”


Projeto Municipal “Ter + Sucesso na Leitura e na Escrita”

No âmbito do projeto municipal “Ter + Sucesso na Leitura e na Escrita”, ao longo do mês de janeiro, estão a ser dinamizadas oficinas de leitura e escrita criativa sobre a obra literária “Ulisses”, para os alunos do 6º ano.
Nas oficinas, os alunos foram desafiados a atribuírem outro nome à ilha (à qual chegou Ulisses e a sua tripulação) e a redigirem um texto criativo sobre o que aconteceu nessa ilha.
Os alunos foram muito criativos! Eis alguns excertos dos textos criados pelos alunos:
“Ulisses e a sua tripulação foram parar a uma ilha chamada Ilha dos Livros, onde havia uma fada negra, que se chamava Halina, que odiava os homens”.
“”Enquanto Ulisses ia de regresso a Ítaca, encontrou a Ilha Real, onde vivia uma rainha muito malvada, que só pensava em si e na sua filha Inês. Apesar de ser má como a mãe, eram as duas muito bonitas”.
“Ulisses e os seus companheiros chegaram a uma ilha onde existia bonecos de gengibre, chocolate, pipocas, gomas e muitas guloseimas com vida – a Ilha dos Doces”
As oficinas contribuíram para um maior conhecimento da obra “Ulisses”, para a promoção do trabalho colaborativo entre os alunos e, também, para o treino das competências de leitura e escrita


Sem comentários:

Enviar um comentário