07/03/2019

PROJETO “TER + SUCESSO NA LEITURA E NA ESCRITA”


Teatro “LUÍS, O POETA E O HOMEM”

No dia 27 de fevereiro os alunos do ensino secundário, no anfiteatro da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro, assistiriam à apresentação da peça “Luís, o poeta e o homem” pelo grupo de teatro “Etcetera”.
A atividade decorreu no âmbito do projeto municipal “Ter + Sucesso na Leitura e na escrita” e possibilitou, além de muita diversão, a aquisição e consolidação dos conhecimentos sobre o poeta Luís de Camões e as suas obras.




BIBLIOTECA ESCOLAR: PARCEIRA DOS DEPARTAMENTOS E DOS PROJETOS CONCURSO “NÓS LEMOS, NÓS SABEMOS”


A Biblioteca Escolar em articulação com os professores titulares de turma do 1º ciclo e com os professores de Português do 2º ciclo continuam a implementar o concurso “Nós Lemos, Nós Sabemos”.
No mês de fevereiro, também foi dinamizado o concurso para os alunos do 2º, 3º e 6º ano de escolaridade.
O concurso para os alunos do 2º ano de escolaridade incidiu na obra de educação Literária “A girafa que comia estrelas” e os vencedores foram: Duarte Pinto (EB nº 1 de Rio Caldo), José Lobo, Vasco Landeira e José Eiras (EB do Gerês), Diogo Sousa e Maria Martins (EBS de Terras de Bouro).
O concurso para os alunos do 3º ano de escolaridade incidiu sobre a obra da Educação Literária “A vassoura mágica” e os vencedores foram: Bernardo (EB do Gerês), João Pedro (EB nº 1 de Rio Caldo), João Silva e Hugo Leitão (EBS de Terras de Bouro).
Os alunos do 6º ano de escolaridade leram e exploraram a obra “Ulisses” e os vencedores foram: Zhifang (6ºA), Tim (6ºB) Gonçalo Duarte (6ºC) , Tiago, Gonçalo e Joana (6ºD).





BIBLIOTECA ESCOLAR: PARCEIRA DOS DEPARTAMENTOS E DOS PROJETOS

“O QUE SEI SOBRE O ATLETISMO E O BADMINTON?”

  A Biblioteca Escolar em articulação com os professores do grupo disciplinar de Educação Física – 3º ciclo, no mês de fevereiro, iniciaram a implementação de uma atividade de articulação.
  A atividade de articulação incidiu sobre os conteúdos “Atletismo” e “Badminton” e teve como destinatários os alunos do 7º, 8º e 9º ano (Escola Básica de Rio Caldo) e do 7º ano (Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro).
                Em contexto de sala de aula, os professores abordaram os conteúdos e, posteriormente, os alunos na Biblioteca Escolar resolveram um quizizz alusivo ao conteúdo.
                A atividade foi extremamente importante para a consolidação


“O QUE SEI SOBRE A SOCIEDADE MEDIEVAL?”

A Biblioteca Escolar em articulação com os professores do grupo disciplinar de Português / História e Geografia de Portugal- 2º ciclo, no mês de fevereiro, procederam à implementação de uma atividade de articulação.
A atividade de articulação incidiu sobre o conteúdo “Sociedade medieval” e teve como destinatários os alunos do 5º ano de escolaridade.
                Em contexto de sala de aula, os professores abordaram o conteúdo da sociedade medieval. Posteriormente, os alunos na Biblioteca Escolar responderam a um conjunto de questões alusivas ao conteúdo.
                A atividade permitiu, sem dúvida, a consolidação e aplicação de conteúdos e, claro, contribuiu para o sucesso dos nossos alunos!





“OBRA MUSICAL – PEDRO E O LOBO”

A Biblioteca Escolar em articulação com a professora do grupo disciplinar de Educação Musical, no mês de fevereiro, iniciaram a implementação de uma atividade de articulação.
A atividade de articulação incidiu sobre a obra musical “Pedro e o lobo” e teve como destinatários os alunos do 5º ano de escolaridade.
                Em contexto de sala de aula, a professora de Educação Musical apresentou um vídeo alusivo à obra musical “Pedro e o lobo”.
                Posteriormente, aos alunos na Biblioteca Escolar foi apresentada uma sessão de leitura da obra musical e tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na aula. No final da atividade, os alunos resolveram uma ficha de trabalho sobre a obra musical e aceitaram um desafio.
                Um desafio?

Sim! A construção de um cartaz alusivo à obra musical “Pedro e lobo”. Eis o resultado:




“SEARCHING WITH THE DICTIONARY”

A Biblioteca Escolar em articulação com os professores do grupo disciplinar de Inglês – 3º ciclo, ao longo do mês de fevereiro, implementaram uma atividade de articulação.
A atividade de articulação incidiu no conteúdo “House” e teve como destinatários os alunos do 7º ano de escolaridade.
As professoras de Inglês e a Biblioteca Escolar selecionaram um conjunto de vocábulos alusivos ao conteúdo curricular. Posteriormente, os alunos no espaço da Biblioteca consultaram os dicionários para descoberta dos vocábulos na língua inglesa.
A atividade além de permitir a descoberta e tradução dos vocábulos, também constituiu um momento dos alunos aprenderem a utilizar o dicionário.



BIBLIOFILME “A ABELHA MAIA”


A Biblioteca Escolar dinamizou, no dia 28 de fevereiro a atividade “Bibliofilme” para as crianças do Pré-Escolar do agrupamento.
O “Bibliofilme” consiste na apresentação de um filme de animação. Este mês o filme apresentado foi “A Abelha Maia”.